Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

A empresa Grindrod Limited, registou um crescimento de 29% em 2023

A Grindrod Limited, empresa de logística de frete listada na JSE, divulgou seus resultados para o exercício financeiro encerrado em 31 de Dezembro de 2023, destacando um sólido desempenho apesar dos desafios do ambiente macroeconómico.

Durante o período, a Grindrod registou um aumento significativo nos lucros de suas operações principais, com um crescimento de 29%, totalizando 1,4 mil milhões de rands. Além disso, o EBITDA alcançou 2,5 mil milhões, representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Os accionistas também se beneficiaram, com um aumento substancial no dividendo anual para 72,4 cêntimos por acção.

O porto de Maputo, operado pela Grindrod, atingiu volumes correspondentes a 12,6 milhões de toneladas, representando um crescimento de 28% em comparação com o período anterior.

A prorrogação da concessão para exploração do Porto de Maputo até 2058 foi confirmada e concedida formalmente pelo Governo de Moçambique em Fevereiro de 2024, reflectindo positivamente na sustentabilidade das operações portuárias.

Apesar dos desafios nos mercados, o segmento de Logística da Grindrod apresentou resultados sólidos, impulsionados pelo crescimento contínuo dos negócios de agenciamento de navios, compensação e expedição. A empresa também destacou perspectivas positivas para o transporte ferroviário no curto e médio prazo.

Xolani Mbambo, CEO da Grindrod Limited, enfatizou a importância da relação custo-benefício das soluções logísticas integradas da empresa para sustentar o crescimento dos clientes em um ambiente comercial desafiador.

Entrevistas Relacionadas

Capacidade de exportação do porto da Beira cresce com a inauguração de estaleiro frigorífico

O Porto da Beira, uma das principais infra-estruturas portuárias...

REVIMO ‘rendeu’ 1,2 Mil milhões de meticais em impostos nos últimos cinco anos

A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) já pagou 1,2...

A CFM envia o seu primeiro comboio de combustível para o Malawi

A empresa pública Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM)...

Moçambique não concessionou o Porto de Nacala ao Malawi

O Ministério dos Transportes e Comunicações desmente que o...