google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

A transição energética representa uma grande oportunidade para Moçambique

Falando na Conferência de Energia e Mineração de Moçambique (MMEC), em Maputo, na quinta-feira, o presidente da Câmara de Minas, Geert Klok, disse que a transição energética representa uma grande oportunidade para Moçambique.

Moçambique, como país, deve posicionar-se para tirar proveito do grande aumento esperado na procura de matérias-primas críticas devido à transição energética. O painel sobre mineração na conferência MMEC destacou as abundantes reservas do país de matérias-primas críticas, tais como grafite e lítio. Estes são usados, entre outros, na produção de baterias para veículos eléctricos.

A fim de atrair mais investimentos, Moçambique deve adotar uma abordagem a longo prazo. As empresas mineiras pensam em décadas e não em anos. Por isso, os investidores exigem estabilidade em termos de políticas e legislação.

Klok também salientou a importância de um ambiente de negócios favorável. Ele mencionou que o Pacote de Medidas de Aceleração Económica anunciado pelo governo em 2022 não contém quaisquer medidas para melhorar o ambiente de negócios para a indústria mineira especificamente.

As melhorias propostas pela Câmara de Minas são:

– Reforçar o Cadastro Mineiro no INAMI para reduzir o tempo de processamento dos pedidos de licença;

– Reduzir as taxas do Cadastro Mineiro, que são as mais elevadas da África Austral, e

– Simplificar o processo de aprovação das transferências de acções em empresas mineiras pelo INAMI.

Falando sobre o beneficiamento local e industrialização de Moçambique, o Presidente da Câmara de Minas, enfatizou a necessidade de criar um ambiente de negócios encorajador para permitir que as mineradoras Moçambicanas sejam competitivas internacionalmente.

A Conferência MMEC está na sua décima edição este ano. A Câmara de Minas de Moçambique é um parceiro da MMEC. A conferência da MMEC fornece uma excelente plataforma para discussões sobre o estado da indústria mineira moçambicana e o seu futuro, diz o presidente da CMM Geert Klok.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Moçambique beneficia de apoio de 43,6 milhões de dólares para reforço da energia verde

AfDB financia nova linha de transporte para escoar...

HCB Prepara expansão da capacidade de produção energética

Empresa Anuncia Estudos Técnicos para Responder à Crescente...

Conferência Internacional destaca modernização da HCB como alicerce para consolidar Moçambique como centro energético regional

Destaques Presidente da República aponta modernização da HCB como...