Terça-feira, Outubro 22, 2024
spot_img

Absa Bank melhora rentabilidade e solidez financeira em 2022

Apesar de um ambiente económico global marcado por um fraco crescimento e altos níveis de inflação, a instituição bancária superou o desempenho de 2021, onde viu a sua receita total aumentar em 17,6 por cento, correspondentes 6,7 mil milhões de meticais.

O banco teve um papel fundamental como intermediário nos mercados financeiros, terminando o ano de 2022 com uma quota de mercado de 18 por cento na negociação de obrigações e 14,5% na negociação de moeda estrangeira.

Segundo um comunicado divulgado na Quinta-feira, “o crédito a clientes registou um crescimento significativo, ultrapassando a fasquia dos 10% de quota de mercado, e os resultados líquidos anuais melhoraram em 61,4 por cento relativamente ao ano anterior, alcançando 1,02 mil milhões de meticais”.

O administrador-delegado do Absa Bank Moçambique, Pedro Carvalho, citado na nota, afirmou que o banco, pela primeira vez na sua história, distribuirá dividendos aos seus accionistas, num valor correspondente a 50 por cento do lucro líquido.

“Seguindo a estratégia dos últimos anos de melhorias contínuas, o banco implementou ao longo de 2022 várias mudanças operacionais, redesenhou processos, integrou e investiu em tecnologia, no sentido de assegurar a entrega de um serviço mais eficiente, seguro e de excelência aos seus clientes”, lê-se no documento.

Na área de responsabilidade social, o Absa destacou o seu apoio às comunidades, na saúde, educação e desenvolvimento comunitário.

 

Entrevistas Relacionadas

MACHEL FIDUS e Fundação Vodacom Moçambique firmam acordo para promoção de digitalização nas escolas

A MACHEL FIDUS, representada por Malenga Machel, e a...

Access Bank lança Glossário de Finanças nas línguas mais faladas em Moçambique

Com o objectivo de fortalecer a inclusão financeira e...

DStv anuncia direitos de transmissão das competições interclubes da CAF

A DStv adquiriu os direitos de transmissão de quatro...

Top 100 Bancos Africanos 2024: Standard Bank lidera representação moçambicana, seguido por Millennium bim e BCI

Top 100 African Banks 2024, da revista The Banker, incluiu...