Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

Absa Bank melhora rentabilidade e solidez financeira em 2022

Apesar de um ambiente económico global marcado por um fraco crescimento e altos níveis de inflação, a instituição bancária superou o desempenho de 2021, onde viu a sua receita total aumentar em 17,6 por cento, correspondentes 6,7 mil milhões de meticais.

O banco teve um papel fundamental como intermediário nos mercados financeiros, terminando o ano de 2022 com uma quota de mercado de 18 por cento na negociação de obrigações e 14,5% na negociação de moeda estrangeira.

Segundo um comunicado divulgado na Quinta-feira, “o crédito a clientes registou um crescimento significativo, ultrapassando a fasquia dos 10% de quota de mercado, e os resultados líquidos anuais melhoraram em 61,4 por cento relativamente ao ano anterior, alcançando 1,02 mil milhões de meticais”.

O administrador-delegado do Absa Bank Moçambique, Pedro Carvalho, citado na nota, afirmou que o banco, pela primeira vez na sua história, distribuirá dividendos aos seus accionistas, num valor correspondente a 50 por cento do lucro líquido.

“Seguindo a estratégia dos últimos anos de melhorias contínuas, o banco implementou ao longo de 2022 várias mudanças operacionais, redesenhou processos, integrou e investiu em tecnologia, no sentido de assegurar a entrega de um serviço mais eficiente, seguro e de excelência aos seus clientes”, lê-se no documento.

Na área de responsabilidade social, o Absa destacou o seu apoio às comunidades, na saúde, educação e desenvolvimento comunitário.

 

Entrevistas Relacionadas

FMI: Nada norteia atribuições de isenções fiscais em Moçambique

Alexis Meyer-Cirkel está de saída de Moçambique, onde esteve...

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

CMM Quer cooperar regionalmente na Indústria Mineira

O presidente do Conselho de Administração da Câmara de Minas...