Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Access Bank Mozambique e ACLM firmam acordo para impulsionar crescimento económico e apoiar PME’s

O Access Bank Mozambique e a Associação de Conteúdo Local de Moçambique (ACLM) assinaram um Memorando de Entendimento com o objectivo de desenvolver e fortalecer iniciativas que promovam o crescimento económico sustentável e a prosperidade das empresas moçambicanas.

O acordo foi formalizado, na terça-feira, 21 de Maio, pelo Administrador Delegado do Access Bank, Marco Abalroado, e pelo Presidente da ACLM, Elthon Chemane, estabelecendo uma base sólida para a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas.

O memorando tem como objectivo principal estimular o crescimento económico das comunidades locais, apoiando empreendimentos locais, pequenas e médias empresas, e fomentando o desenvolvimento de cadeias de suprimentos regionais. Além disso, visa promover a colaboração dentro da indústria de Petróleo e Gás e outras indústrias relevantes no contexto de conteúdo local.

No âmbito deste acordo, o Access Bank compromete-se a desenvolver e implementar instrumentos financeiros para apoiar empréstimos com redução de risco para agentes económicos moçambicanos. O Banco irá fornecer, ainda, apoio a programas de literacia financeira, através de iniciativas de capacitação para melhorar as competências de gestão financeira das empresas e comunidades locais. Serão, também, concebidos e implementados programas de empréstimo digital. Através do balcão de Pemba será prestado apoio directo às empresas e à comunidade local, com foco no desenvolvimento de conteúdo local.

Por sua vez, a ACLM irá apoiar o Access Bank no alinhamento das iniciativas de conteúdo local do Banco, garantindo que cumprem os padrões da indústria e os requisitos regulamentares. A Associação fornecerá, ainda, dados e informações relevantes de conteúdo local sobre beneficiários elegíveis para diversas iniciativas, auxiliando na concepção e implementação de programas, além de outras disposições regentes do acordo.

Após a assinatura do memorando, Marco Abalroado afirmou que “o Banco está comprometido com o crescimento económico das comunidades e acredita no potencial do empreendedorismo local”. “Estamos entusiasmados em unir forças com a Associação de Conteúdo Local. Esta colaboração demonstra o compromisso partilhado com a comunidade e com um futuro mais justo e próspero para todos”, acrescentou o Administrador Delegado do Access Bank.

Elthon Chemane, Presidente da ACLM, destacou que este acordo “resultará no desenvolvimento económico sustentável, na medida em que permitirá reduzir assimetrias de informações e garantir que os bancos sejam mais flexíveis a liberar o financiamento às PME”. “Através desta parceria com o Access Bank, pretendemos criar um ambiente mais favorável para as pequenas e médias empresas, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para crescer e prosperar. Estamos confiantes de que esta colaboração trará benefícios significativos para as comunidades locais e contribuirá para um ambiente de negócios mais inclusivo em Moçambique”, sublinhou o Presidente da ACLM.

Com a assinatura deste Memorando de Entendimento, o Access Bank reafirma o seu compromisso na promoção do desenvolvimento económico sustentável e no apoio ao empreendedorismo e produção de bens e serviços de origem local.

Entrevistas Relacionadas

Sasol fortalece sector empresarial local com programa de desenvolvimento para Mega-projectos

A Sasol, empresa com quase duas décadas de presença...

Presidente do Standard Bank propõe criação de Fundo Catalítico para Startups em Moçambique

Esselina Macome, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do...

BAD disponibiliza USD 1 milhão de dólares para o programa MOZYWEB

Trata-se de um projecto com duração de três anos...

Para MPMEs: MozUp oferece Curso Online de Capacitacão Jurídica Empresarial

Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redacção,...