Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

Administrador do Parque Nacional da Gorongosa é condecorado com o prémio KENTON R. MILLER 2020

O Administrador do Parque Nacional da Gorongosa, Pedro Estêvão Muagura, foi recentemente condecorado com o prémio Kenton R.Miller para Inovação em Parques Nacionais e Sustentabilidade de Áreas Protegidas. O prémio foi atribuído pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pela Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA).

Confrontado com o dilema da perda de biodiversidade, Pedro Muagura teve a ideia de cultivar café nas encostas das montanhas desmatadas. Ele propôs que o café pudesse ser cultivado à sombra, sob árvores nativas replantadas, dando uma renda à população local e, ao mesmo tempo, restaurando a floresta.

Muagura trabalhou em colaboração com a comunidade para entender as suas necessidades e demonstrar que os benefícios da restauração superariam os ganhos de curto prazo da agricultura de corte e queimada. Ele também teve que entender e envolver-se com os papéis de género, garantindo que as mulheres tivessem autonomia para contribuir com os viveiros de mudas e árvores recém-plantadas.

Graças a este trabalho desenvolvido, a população da Serra da Gorongosa hoje planta cerca de 200.000 árvores de café por ano, juntamente com 50.000 árvores da floresta tropical. Os esforços do Pedro Muagura promoveram o uso sustentável da terra, o desenvolvimento comunitário e a conservação da biodiversidade na região.

O prémio Kenton R. Miller homenageia indivíduos que garantem a sustentabilidade a longo prazo destes locais protegidos, desenvolvendo e aplicando políticas inovadoras, conhecimento científico, tecnologias, práticas de campo ou modelos de governança.

As áreas de conservação em Moçambique ocupam pouco mais de 18 milhões de hectares, que correspondem a cerca de 25 por cento do território nacional e é formada por 7 parques e 7 reservas nacionais, uma área de protecção ambiental, cerca de 50 fazendas do bravio e cerca de 40 coutadas oficiais entre comunitárias e privadas.

Entrevistas Relacionadas

Parque Nacional de Maputo recebeu mais de 20 mil turistas em 2023

O Parque Nacional de Maputo, registou em 2023 um...

Porto de Maputo recebeu 14 navios de cruzeiro em 2023

O Porto de Maputo, um dos principais pontos de...

Inhambane pretende licenciar mais de 40 novos empreendimentos turísticos

As autoridades da província de Inhambane estão planeando licenciar...

Parque ecológico de Malhazine receberá investimentos turísticos

Nos próximos dias, um consórcio tripartido composto pelo Ministério...