- Anúncio-

Administrador do Parque Nacional da Gorongosa é condecorado com o prémio KENTON R. MILLER 2020

Análise de Mercado

O Administrador do Parque Nacional da Gorongosa, Pedro Estêvão Muagura, foi recentemente condecorado com o prémio Kenton R.Miller para Inovação em Parques Nacionais e Sustentabilidade de Áreas Protegidas. O prémio foi atribuído pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pela Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA).

Confrontado com o dilema da perda de biodiversidade, Pedro Muagura teve a ideia de cultivar café nas encostas das montanhas desmatadas. Ele propôs que o café pudesse ser cultivado à sombra, sob árvores nativas replantadas, dando uma renda à população local e, ao mesmo tempo, restaurando a floresta.

Muagura trabalhou em colaboração com a comunidade para entender as suas necessidades e demonstrar que os benefícios da restauração superariam os ganhos de curto prazo da agricultura de corte e queimada. Ele também teve que entender e envolver-se com os papéis de género, garantindo que as mulheres tivessem autonomia para contribuir com os viveiros de mudas e árvores recém-plantadas.

Graças a este trabalho desenvolvido, a população da Serra da Gorongosa hoje planta cerca de 200.000 árvores de café por ano, juntamente com 50.000 árvores da floresta tropical. Os esforços do Pedro Muagura promoveram o uso sustentável da terra, o desenvolvimento comunitário e a conservação da biodiversidade na região.

O prémio Kenton R. Miller homenageia indivíduos que garantem a sustentabilidade a longo prazo destes locais protegidos, desenvolvendo e aplicando políticas inovadoras, conhecimento científico, tecnologias, práticas de campo ou modelos de governança.

As áreas de conservação em Moçambique ocupam pouco mais de 18 milhões de hectares, que correspondem a cerca de 25 por cento do território nacional e é formada por 7 parques e 7 reservas nacionais, uma área de protecção ambiental, cerca de 50 fazendas do bravio e cerca de 40 coutadas oficiais entre comunitárias e privadas.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -