Quarta-feira, Maio 22, 2024
spot_img

África pode perder quase 240 mil milhões de dólares neste e no próximo ano

O economista-chefe do Banco Africano de Desenvolvimento considerou que África pode perder quase 240 mil milhões de dólares neste e no próximo ano devido à pandemia, que torna provável uma crise da dívida.

“As perdas cumulativas no Produto Interno Bruto no continente podem oscilar entre os 173,1 mil milhões de dólares e os 236,7 mil milhões de dólares em 2020 e 2021, e a pandemia da covid-19 ameaça aumentar o fardo da dívida dos países de 60 para 70% do PIB, aumentando a probabilidade de uma crise da dívida soberana”, escreve Charles Leyeka Lufumpa.

Numa nota que a Lusa teve acesso, divulgada recentemente em que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) realiza os seus Encontros Anuais, lê-se que “o financiamento adicional necessário para acomodar as consequências da crise pode chegar aos 150 mil milhões de dólares.

África “precisa de respostas políticas robustas em todos os países”, defende o economista, que é também o vice-presidente do BAD para a Governação Económica e Gestão do Conhecimento. O continente, salientou, “deve dar prioridade à despesa em saúde para garantir equipamento e materiais de proteção pessoal essencial, à aceleração da produção local de materiais médicos e descoberta de vacinas e medicamentos”.

Em África, há mais de 28 mil mortos confirmados em cerca de 1,2 milhões de infectados pelo novo coronavírus em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente Africano.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...