Home Notícias Economia ARC aprova aquisição da Cimentos de Moçambique

ARC aprova aquisição da Cimentos de Moçambique

A Autoridade Reguladora da Concorrência não se opõe à operação de concentração na aquisição da Inter Cement, proprietária da empresa Cimentos de Moçambique S.A, uma transacção projectada, recentemente, pela Huaxin Cement Co, Ltd, holding chinesa.

Neste contexto, a Huaxin Hong Kong passa a deter 100 por cento das participações da Inter Cement Trading Inversions, na Natal Portland Cement Company (Pty), Ltd (NPC), refere uma nota de imprensa da Autoridade Reguladora da Concorrência.

“Nos termos do número 1 do artigo 3 da Lei da Concorrência, a transacção projectada constitui uma operação de concentração de empresas através da qual a Huaxin Hong Kong adquirirá o controlo exclusivo sobre a Cimentos de Moçambique”, lê-se.

NPC detém participações em empresas sul-africanas e moçambicanas nomeadamente, Inter Cement South Africa Proprietary Limited, NPC Inter Cement (RF) Proprietary Limited (na África do Sul) e na Cimentos de Moçambique S.A. (em Moçambique).

No passado mês de Julho, a Cimentos de Moçambique (CM) passou a ser controlada pelo grupo chinês Huaxin Cement, em virtude de aquisição de 100 por cento das acções detidas pela InterCement, numa operação que rondou aos 265 milhões de dólares americanos.

A Cimentos de Moçambique e a maior empresa do sector de construção no país, tendo iniciado a sua operação em 1924. A empresa produz e comercializa para distribuidores, produtores de betão, clientes industriais, entre outros e tem presença nas três regiões do país, concretamente nas cidades da Matola no Sul, Dondo (Centro) e Nacala no Norte.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version