Ao longo de 2020, a crise levou muitas marcas a repensar em gastos na publicidade. Mas nem todas fizeram cortes profundos. Algumas lutaram para continuar expostas. Quer por objectivos comerciais, quer por simples reconhecimento de marca, as 5 desta lista não hesitaram em pagar o preço necessário para estar no topo. Conheça-as agora:
5 – DSTV
Com um investimento de quase 36 milhões de meticais, a DSTV deu o melhor de si para continuar a se expor mesmo durante a pandemia. Como empresa de televisão via satélite, viu oportunidade no confinamento para aliciar mais clientes a – enquanto ficassem em casa – subscreverem a seus serviços. Embora não possamos dizer se a empresa viu retorno nesse investimento ousado, o caso bem-sucedido da Netflix dá-nos bons motivos para crer que não foi em vão.
4 – Coca-cola
A esta altura, a Coca-cola dispensa quaisquer introduções. Até agora foram 44 milhões de meticais dedicados à exposição e promoção de seus produtos. Com forte histórico de investimentos em publicidade, não é de surpreender que a empresa esteja na lista. Aparentemente, enquanto se ficava em casa, a Coca-cola aproveitou para nos lembrar de “abrir a felicidade”.
3 – BCI
2020 foi particularmente duro com a banca, mas isso não impediu o BCI de gastar 45.5 milhões de meticais apenas em exposição. A verdade é que a banca teve de responder à crise quase da noite para o dia. Precisou despreocupar seus clientes dando-lhes canais digitais tão funcionais quanto os tradicionais. Em Maio, por exemplo, o BCI estendeu a validade de cartões em 3 meses. Essa e outras informações precisaram de investimentos para chegar aos clientes, quer por via da imprensa, quer por via da publicidade.
2 – Standard Bank
Com 126 anos de serviço em Moçambique, é natural que o Standard Bank queira (e goste) de firmar essa posição. Este ano, manter o destaque custou ao banco quase 60 milhões de meticais. O Standard Bank é conhecido por sua consistente cultura de publicidade e mediatização, em parte por causa de suas acções de responsabilidade social. Recentemente, por exemplo, ofereceu dois ventiladores ao MISAU.
1 – Vodacom
119 milhões de meticais é o preço que a Vodacom pagou para estar no apogeu da popularidade (o dobro do que o Standard Bank precisou para estar na 2ª posição). Inabalável, a operadora mantém-se na vanguarda da telefonia móvel em Moçambique.
Curiosamente, caso a lista fosse até 10, apenas uma das concorrentes da Vodacom entraria, e por pouco. Ocupando a 9ª posição, estaria a Movitel com singelos mas significativos 32 milhões de meticais investidos em exposição.