Friday, November 7, 2025
spot_img

Associação Industrial defende maior e mais acesso ao financiamento

A Associação Industrial de Moçambique (AIMO) defende que os megaprojectos devem impulsionar o desenvolvimento das indústrias locais e melhorar a vida das comunidades, enquanto operarem no País.

O posicionamento foi apresentado na última sexta-feira (14), num encontro entre a AIMO e o ministro da Economia, durante o qual a associação pediu mais acesso ao financiamento.

Através de uma nota citada pelo jornal “O País”, a agremiação abordou no encontro, de forma contundente, os desafios enfrentados pela indústria, incluindo as barreiras regulatórias, a infra-estrutura deficiente e a necessidade urgente de modernização da tecnologia e processos.

Na reunião, a AIMO enfatizou também a necessidade de se criar mais fontes de financiamento para permitir que as indústrias locais se expandam e modernizem as suas acções.

“O presidente da AIMO, Rogério Samo Gudo, fez um apelo para a criação de condições que favoreçam a concessão de crédito, além de políticas que incentivem a captação de investimentos privados e internacionais no sector”, lê-se no documento.

Por sua vez, Basílio Muhate, ao lado da sua equipa, enfatizou que o Governo está comprometido em apoiar, sem reservas, os esforços para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento das indústrias locais.

O governante reafirmou que a parceria com a AIMO será a chave para enfrentar os desafios e realizar os grandes sonhos de industrialização que mudarão o futuro da nação.

Noticias Relacionadas

Afreximbank prepara investimento de 40 mil milhões USD para impulsionar transformação económica do país

Executivos seniores do Banco Africano de Exportações e Importações...

Lançada Linha de Financiamento Inovativo para o Agro-negócio avaliada em 45,5 milhões de euros

O Governo de Moçambique lançou esta quinta-feira, em Maputo,...

Seis milhões e quinhentos mil meticais para financiamento a PME’s de agro-negócio

Seis milhões e quinhentos mil meticais é o valor...