Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Balança comercial reflecte um aumento nas exportações de gás natural liquefeito (GNL)

Em 2023, o défice da balança comercial reduziu significativamente para cerca de USD 903 milhões, quando comparado com o período homólogo, reflectindo, essencialmente, o aumento das exportações de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique.

No que concerne às importações, verificouse uma minoração derivada, em grande medida, da redução significativa do volume de maquinaria importada em 2022 (que foi impelida pela chegada da plataforma flutuante do projecto Coral Sul FLNG, avaliado em USD 4,2 mil milhões), assim como a depreciação do preço do Brent, penalizado pela redução da procura, na sequência do abrandamento da actividade económica a nível global, como resultado da postura restritiva de política monetária adoptada por diversos Bancos Centrais.

O volume de exportações reduziu ligeiramente, com destaque para o carvão mineral e o alumínio, reflectindo a redução do preço destas commodities no Mercado internacional. Esta performance foi compensada pelo aumento das exportações do GNL decorrente do incremento da produção do projecto Coral Sul FLNG, na área 4 da Bacia do Rovuma, que iniciou em finais de 2022.

Ao longo de 2023, Moçambique registou um aumento do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em cerca de 2%, face ao período homólogo, derivado do incremento de investimentos em Grandes Projectos em cerca de USD 158,6 milhões, sobretudo da indústria extractiva.

Entrevistas Relacionadas

Veja como as variações nas commodities impactaram a economia

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) divulgou o...

Oportunidades para investimentos no modelo PPP e CE em Moçambique

Moçambique está a emergir como um destino actrativo para...

Que factores influenciam a variação dos activos das reservas internacionais líquidas de um país?

As reservas internacionais líquidas desempenham um papel na estabilidade...

Veja o desempenho da economia moçambicana no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre de 2024, a economia moçambicana apresentou...