Banco Central e AMB mantêm Prime Rate em 20,60% pelo segundo mês consecutivo

Em Setembro de 2021, a Prime Rate situava-se em 18,60%, nível que permaneceu até Abril de 2022. Com as crises de combustíveis e de alimentos, em Maio, as duas instituições subiram a taxa para 19,10%. As crises agravaram-se, de tal modo que, em Junho, a Prime Rate subiu novamente para 20.60%. Quanto maior for a taxa, maior também é o sufoco das famílias e empresas que têm empréstimos nas instituições financeiras.

A Prime Rate do Sistema Financeiro Moçambicano é a única taxa de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável. Esta taxa aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.

Quanto ao crédito às empresas, a margem parte de 0,50% aos 5,00% para empréstimos até um ano, ou entre 1,00% a 6,00% para prazos maiores. De acordo com o comunicado, os spreads das 17 ICSF em operações de leasing mobiliário e imobiliário, as margens partem de nulo a 5,00%.

 

FONTEcartamz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui