Neste mês, o Banco de Moçambique vai disponibilizar dinheiro seis vezes acima do previsto no Mercado Cambial Interbancário. As garantias, anunciadas em Abril, indicavam uma injecção de 10 milhões de dólares. O recente anúncio indica que as divisas serão de 60 milhões de dólares.

A injecção dos 60 milhões de dólares adicionais vai decorrer nas próximas duas semanas e seguirá o seuinte cronograma:

No dia 03 de Maio serão disponibilizados 15 milhões de dólares; no dia 05, o mercado cambial vai receber mais 10 milhões de dólares; no fim da primeira semana, a 07 de Maio, serão injectados 10 milhões de dólares.

Na semana seguinte: no dia 10 de Maio, mais 10 milhões serão colocados no mercado; no dia 12 de Maio, outros 7 milhões e 500 mil dólares serão injectados; o ciclo de injecções fecha no dia 14 de Maio, com a colocação, no mercado cambial, de mais 7 milhões e 500 mil, totalizando assim 60 milhões de dólares.

O Banco Central justifica que decidiu reforçar a sua intervenção no mercado com oferta de divisas com a necessidade de atender a demanda por liquidez em moeda estrangeira.

Relacionado  Imperial Logistics pretende adquirir a empresa de transportes J&J África

O Comunicado do regulador informa ainda que, no mesmo período, continuará a comparticipar em até 10% do pagamento do valor das facturas de importação de combustíveis líquidos mediante apresentação de comprovativos.

FONTEO País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui