Metical é o nome do novo aplicativo lançado pelo Banco de Moçambique com o objectivo de promover a moeda nacional, com especial atenção para a nova série que está em circulação desde Junho do ano corrente.
O uso da aplicação é totalmente gratuito e está disponível para smartphones e tablets, apresentando a “Série 2024” das notas do Metical, que entraram em circulação no dia 16 de Junho corrente.
“Este aplicativo irá permitir que os seus utilizadores conheçam, de forma interactiva, as características de segurança desta série de notas do Metical”,
A nova versão da moeda nacional que o aplicativo irá promover é constituída por notas de 1000, 500 e 200 meticais produzidas em substrato de papel, e as de 100, 50 e 20 meticais em substrato de polímero.
As novas notas e moedas do Metical, cuja circulação efectiva teve início em Junho, foram introduzidas com vista a adequar o Metical às novas tendências de design e segurança, num contexto de comemorações dos 50 anos do Banco de Moçambique e do 45.º aniversário do Metical.
Há também a conservação da tradição de enaltecimento e preservação dos valores culturais, históricos e faunísticos nacionais, bem como as respectivas denominações e substratos.
Esta série irá circular em simultâneo com as séries de notas e moedas emitidas desde o dia 1 de Julho de 2006. Relativamente às moedas, reduziu-se o número de denominações das actuais nove para sete, mantendo-se as de 10; 5; 2 e 1 meticais, bem como as de 50; 10 e 1 centavos, tendo sido retiradas as denominações de 20 e 5 centavos.
Os utilizadores podem descarregar e instalar este aplicativo, disponível em Português e Inglês, no seu dispositivo móvel através da Apple Store ou Google Play Store.
O lançamento do aplicativo móvel pelo banco central do país enquadra-se na sua aposta na modernização das suas actividades e na ampliação da inclusão financeira no país, apoiado pelo digital.
Na sua aposta no digital como ferramenta de inclusão financeira, anualmente, realiza o Sandbox Regulatório que permite às FinTechs (aplicações inovadoras no sector financeiro) testarem os seus produtos em ambiente real, sob o acompanhamento do banco.