O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu esta quarta-feira, manter a taxa de juro de política monetária, (taxa MIMO), em 13,25%.

De acordo com um comunicado enviado a Profile “A decisão é justificada pela prevalência de elevados riscos e incertezas, não obstante a revisão em baixa das perspectivas de inflação no curto e médio prazo”, explicou o comité.

Prevê-se “um menor agravamento de preços, a refletir, fundamentalmente, a tendência para apreciação do metical decorrente das medidas tomadas na última sessão do CPMO, num contexto de fraca atividade económica”. acrescentou.

Em janeiro, o comité incrementou a taxa MIMO em 300 pontos base, elevando-a aos atuais 13,25%.

Segundo o Banco de Moçambique, a pressão cambial reduziu-se substancialmente, com a procura de divisas a ser “totalmente satisfeita”, como resultado “de uma maior fluidez que se observa no mercado cambial, contrariamente à tendência registada no princípio do ano”.

O metical valorizou-se, passando cada dólar a valer em 73,35 meticais depois de se ter situado em 75,11 no final de janeiro, detalhou o banco.

Relacionado  M-pesa, mkesh e e-Mola já estão interligadas

Hoje, o comité decidiu, igualmente, manter as taxas de juro da Facilidade Permanente de Depósitos (FPD) em 10,25% e da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) em 16,25%, bem como os coeficientes de Reservas Obrigatórias (RO) para os passivos em moeda nacional e em moeda estrangeira em 11,50% e 34,50%, respetivamente.

O Banco de Moçambique mantém as “perspetivas de uma recuperação tímida da atividade económica em 2021”, após uma contração do Produto Interno Bruto em 1,3%, em 2020, repetindo um apelo para “reformas estruturantes na economia”.

A aquisição e logística de administração de vacinas contra a covid-19, a mitigação do impacto socioeconómico dos choques climáticos, bem como as despesas decorrentes da situação de instabilidade militar, sobretudo na zona norte do país, estão a justificar um agravamento do défice orçamental, alertou o banco central.

Fonte: https://www.rm.co.mz/rm.co.mz/index.php/component/k2/item/15385-banco-de-mocambique-mantem-taxa-de-juro-de-politica-monetaria-em-13-25.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui