Segunda-feira, Maio 27, 2024
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“Banco de Moçambique: Serviços bancários alcançam um terço da população”

Banco de Moçambique (BdM) fez saber que um terço da população tem acesso a serviços bancários no País e 93% utilizam serviços prestados por Instituições de Moeda Electrónica (IME), que funcionam via telemóvel.

“Actualmente, todos os distritos do País têm, pelo menos, um ponto de acesso aos serviços financeiros. Um terço da população utiliza os serviços bancários e 93% os fornecidos pelas IME”, revelou o governador do BdM, Rogério Zandamela, explicando que estes resultados reflectem as reformas que têm vindo a ser feitas no sector das Telecomunicações, permitindo uma maior inclusão financeira a nível nacional. “Temos, em todo o País, mais de 90 mil contas abertas nas IME. Adicionalmente, estão em funcionamento mais de 1250 agentes por cada 100 mil adultos”, revelou.

Zandamela destacou que “as transacções aumentaram significativamente, entre 2022-23, com destaque para as transferências de bancos para as IME, que passaram de 61 mil para 888 mil”.

“As transferências entre as Instituições de Moeda Electrónica também aumentaram, passando de 17,7 milhões para 74,7 milhões”, secundou.

O dirigente reconheceu, contudo, que há ainda muito por fazer, e apontou como exemplo que “a percentagem de acesso aos serviços bancários se situa ainda abaixo da de países como o Zimbabué, com 46%, Nigéria, com 40% e Lesoto, com 39%”.

“Por isso, com os olhos postos no futuro, há que fazer uma retrospectiva para tirar lições da nossa actuação e identificar os desafios a vencer. O sucesso de Moçambique rumo a uma sociedade financeiramente inclusiva depende do reconhecimento e da interligação de vários factores”, avançou.

Moçambique tem actualmente três Instituições de Moeda Electrónica, pertencentes a três operadoras de telecomunicações móveis – a mKesh, da operadora estatal Tmcel, que foi a primeira a ser criada em 2012, o M-Pesa, da Vodacom, em 2013, e, no ano seguinte, o e-Mola, da Movitel.

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