- Anúncio-

Banco Mundial: 2022 poderá ser um ano promissor para Moçambique

Análise de Mercado

De acordo com o Banco Mundial espera-se que a economia de Moçambique se recupere gradualmente a partir de 2021, mas permanecem riscos substanciais de baixa devido à incerteza em torno da trajectória da pandemia de COVID-19 (coronavírus).

O relatório revela que o Banco de Moçambique promulgou medidas de estímulo, incluindo o corte da taxa de política monetária e a adopção de políticas destinadas a garantir a estabilidade do setor financeiro.

Segundo o director do Banco Mundial para Moçambique, Idah Z.Pswarayi-Riddihough, o sector informal foi o mais atingido. Embora o impacto seja significativo em todas as áreas, Pswarayi aponta a região Norte e as pequenas empresas como as mais afectadas.

A COVID-19 (coronavírus) atingiu a economia moçambicana enquanto se recuperava da crise da dívida e dos ciclones tropicais de 2019, mas segundo os analistas do Banco Mundial as autoridades moçambicanas promulgaram políticas fiscais e monetárias robustas, destinadas a proteger as empresas e os mais vulneráveis.

Esta informação foi tornada pública na 6ª edição do Relatório Económico de Moçambique do Banco Mundial: Preparando o Caminho para a Recuperação, divulgado esta semana.

Com esta acção o Banco Mundial considera que o Governo de Moçambique respondeu rapidamente às necessidades das empresas moçambicanas.

Um factor crucial de intervenção do regulador moçambicano, incluiu as linhas de crédito com desconto para aliviar as dificuldades financeiras das empresas.

Os bancos comerciais também tomaram medidas para reestruturar os empréstimos existentes, estendendo os vencimentos e oferecendo períodos de carência para os titulares dos empréstimos.

Várias outras medidas fiscais foram tomadas para apoiar as pequenas empresas e negócios.

O relatório reconhece que o governo tomou medidas sanitárias rápidas, consideradas muito bem-sucedidas em manter os casos e mortes no lado inferior durante a primeira onda.

Como por exempo os analistas sugerem intervenções direcionadas para apoiar as mulheres e aliviar as desigualdades de género, bem como para aproveitar o poder da tecnologia móvel, apoiam o crescimento sustentável e inclusivo a médio prazo.

Além disso, apela o reforço nesta fase com base em políticas voltadas à transformação económica e à criação de empregos, especialmente para os jovens.

Embora a economia tenha registado sua primeira contração em 2020 em quase três décadas – Estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB) real do país tenha diminuído 1,3 por cento em 2020, – espera-se que o crescimento se recupere no médio prazo, atingindo cerca de 4% em 2022.

Fonte: https://moderndiplomacy.eu/2021/03/07/mozambique-growth-expected-to-rebound-by-2022/

 

Sobre o Banco Mundial

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento.

É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais, como o G-20 financeiro.

A sede do banco está situada em Washington, D.C., Estados Unidos da América. O Banco Mundial é parte do Grupo do Banco Mundial.

A missão do banco é alcançar o duplo objetivo de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada.

O Banco Mundial é composto por duas organizações que funcionam sob uma mesma estrutura: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD ou BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID).

 

 

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -