Quinta-feira, Abril 18, 2024
spot_img

Banco Mundial: 2022 poderá ser um ano promissor para Moçambique

De acordo com o Banco Mundial espera-se que a economia de Moçambique se recupere gradualmente a partir de 2021, mas permanecem riscos substanciais de baixa devido à incerteza em torno da trajectória da pandemia de COVID-19 (coronavírus).

O relatório revela que o Banco de Moçambique promulgou medidas de estímulo, incluindo o corte da taxa de política monetária e a adopção de políticas destinadas a garantir a estabilidade do setor financeiro.

Segundo o director do Banco Mundial para Moçambique, Idah Z.Pswarayi-Riddihough, o sector informal foi o mais atingido. Embora o impacto seja significativo em todas as áreas, Pswarayi aponta a região Norte e as pequenas empresas como as mais afectadas.

A COVID-19 (coronavírus) atingiu a economia moçambicana enquanto se recuperava da crise da dívida e dos ciclones tropicais de 2019, mas segundo os analistas do Banco Mundial as autoridades moçambicanas promulgaram políticas fiscais e monetárias robustas, destinadas a proteger as empresas e os mais vulneráveis.

Esta informação foi tornada pública na 6ª edição do Relatório Económico de Moçambique do Banco Mundial: Preparando o Caminho para a Recuperação, divulgado esta semana.

Com esta acção o Banco Mundial considera que o Governo de Moçambique respondeu rapidamente às necessidades das empresas moçambicanas.

Um factor crucial de intervenção do regulador moçambicano, incluiu as linhas de crédito com desconto para aliviar as dificuldades financeiras das empresas.

Os bancos comerciais também tomaram medidas para reestruturar os empréstimos existentes, estendendo os vencimentos e oferecendo períodos de carência para os titulares dos empréstimos.

Várias outras medidas fiscais foram tomadas para apoiar as pequenas empresas e negócios.

O relatório reconhece que o governo tomou medidas sanitárias rápidas, consideradas muito bem-sucedidas em manter os casos e mortes no lado inferior durante a primeira onda.

Como por exempo os analistas sugerem intervenções direcionadas para apoiar as mulheres e aliviar as desigualdades de género, bem como para aproveitar o poder da tecnologia móvel, apoiam o crescimento sustentável e inclusivo a médio prazo.

Além disso, apela o reforço nesta fase com base em políticas voltadas à transformação económica e à criação de empregos, especialmente para os jovens.

Embora a economia tenha registado sua primeira contração em 2020 em quase três décadas – Estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB) real do país tenha diminuído 1,3 por cento em 2020, – espera-se que o crescimento se recupere no médio prazo, atingindo cerca de 4% em 2022.

Fonte: https://moderndiplomacy.eu/2021/03/07/mozambique-growth-expected-to-rebound-by-2022/

 

Sobre o Banco Mundial

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento.

É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais, como o G-20 financeiro.

A sede do banco está situada em Washington, D.C., Estados Unidos da América. O Banco Mundial é parte do Grupo do Banco Mundial.

A missão do banco é alcançar o duplo objetivo de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada.

O Banco Mundial é composto por duas organizações que funcionam sob uma mesma estrutura: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD ou BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID).

 

 

spot_img

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas

MIC e CTA Preparam 10º conselho de monitoria do ambiente de negócios em Moçambique

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a...

Nampula pretende produzir mais de 200 mil toneladas de peixe em cativeiro

O Governo de Nampula projecta um aumento na produção...

AMOMIF: Procedimentos incorrectos nas discussões sobre salário mínimo prejudicam IMF

A AMOMIF (Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças) vai...

Mono e Mastercard firmam parceria para revolucionar pagamentos digitais em África

A Mono Technologies Nigeria Limited, líder em infra-estrutura bancária...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere por região A previsão básica é que a economia mundial continue a crescer a 3,2% durante...

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Segunda plataforma FLNG da Eni em Moçambique apresenta baixo impacto ambiental

Um estudo de avaliação de impacto ambiental (EIA) realizado...

Governo moçambicano pretende estabelecer investimento mínimo do sector privado no conteúdo local

O debate sobre o conteúdo local tem sido frequente...

Expo 2024: Galp relata desafios da acessibilidade do GPL

A acessibilidade do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) em...

PetroSA pretende aumentar importações do gás de Moçambique

PetroSA pretende aumentar importações de gás de Moçambique espera...

Tensões no Médio Oriente afectam preços do petróleo

Os preços do petróleo estão em queda, à medida...