Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Banco Mundial investe 1,2 milhões de dólares em Infra-estrutura de transporte em Moçambique

Em um esforço para impulsionar a competitividade e o investimento nos corredores logísticos nacionais, o Banco Mundial (BM) anunciou um investimento significativo de cerca de 1,2 milhões de dólares em infra-estrutura de transporte em Moçambique. A revelação foi feita durante a 19ª edição da Conferência Anual do Sector Privado (CASP), em Maputo, pelo representante do BM na gestão de projectos de transporte, Emmanuel Taban.

Os investimentos, distribuídos por cinco projectos estratégicos, visam melhorar a conectividade e promover o comércio, atendendo às necessidades do setor de transporte e logística. Entre os projectos em andamento estão a reabilitação e expansão de aproximadamente 500 quilômetros da N1, uma artéria vital que conecta o Sul ao Norte do país, além do desenvolvimento de um novo sistema de transporte rápido por ónibus (BRT) em Maputo, destinado a melhorar a mobilidade urbana na capital.

Emmanuel Taban enfatizou também o foco em melhorar a resiliência climática das infra-estruturas rodoviárias nas províncias de Nampula e Zambézia, além da criação de corredores verdes para promover uma maior integração regional e reduzir os custos de transacção comercial entre Moçambique e os países vizinhos.

A CASP, organizada pela Confederação das Associações Económicas (CTA), em parceria com o Governo, tem como objcetivo reflectir sobre os progressos e desafios do Pacote de Medidas de Aceleração Económica e discutir as condições do ambiente de negócios para tornar o país mais competitivo. O evento, que ocorre de 15 a 17 de Maio, conta com a participação de empresários estrangeiros, delegações de diversos países e milhares de participantes presenciais e virtuais.

Entrevistas Relacionadas

Lançada proposta de plano director para a aviação do país para o período de 2025 a 2037

A Autoridade de Aviação Civil de Moçambique (IACM) lançou...

Auto Sueco Moçambique e Transportes Lalgy lançam programa “Mulheres de Ferro”

A Volvo Trucks África, através da Auto Sueco Moçambique...

IACM investe 75,8 milhões de meticais para modernizar o sector de aviação

O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) está...

Ministério das Obras Públicas promove investimentos para a reabilitação da N1 em Sofala

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...