google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Segunda-feira, Julho 7, 2025
spot_img

Banco Mundial investiu 7,1 mil milhões no país em meio a desafios

Os investimentos foram feitos em sectores essenciais da economia moçambicana, nomeadamente, produção de energia, infraestruturas, agricultura, finanças públicas, desenvolvimento municipal e resiliência às alterações climáticas.

Este último é de particular importância, devido à maior frequência e intensidade de eventos climatéricos extremos no país.

Entre os desafios dos últimos 10 anos de intervenção no país, o Banco Mundial destaca o impacto adverso dos choques das mudanças climáticas, que impactaram negativamente a implementação de muitos dos outros projectos citados.

“O total de projectos aprovados nos últimos 10 anos representa 7,1 bilhões de dólares. Os projectos estão centrados nas áreas da energia, estradas, agricultura, educação, entre outras”, afirmou Langa à margem da apresentação da Avaliação do Programa Nacional de Moçambique do Banco Mundial.

Relativamente à avaliação, que analisa a importância da assistência do Grupo Banco Mundial em Moçambique, os desafios sublinhados prendem-se com a fraca coordenação das prioridades internas com vista à melhoria da qualidade das intervenções.

Outra limitação tem a ver com a falta de base diagnóstica para a realização de prioridades, reformas, incluindo a prática da corrupção e a influência das elites no Estado.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...