Tuesday, August 25, 2026
spot_img

BCI reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade através do Cartão de Débito Bio

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em parceria com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade através do Cartão de Débito Bio, um produto financeiro inovador que alia conveniência ao impacto ambiental positivo.

Inserido na política de Responsabilidade Social Corporativa do BCI, o Cartão Bio desde a sua introdução em 2017, todo o valor arrecadado com transacções de pagamento em POS, é exclusivamente aplicado no financiamento de projectos de conservação da natureza em Moçambique.

Uma nota nota do BCI refere que o cartão é fabricado com material biodegradável à base de milho, tornando-se no primeiro cartão do género no País.

“Os recursos canalizados por esta iniciativa têm permitido apoiar e expandir projectos de elevada relevância ambiental, incluindo a protecção de espécies ameaçadas como rinocerontes e tartarugas marinhas. Entre os projectos beneficiados destacam-se a conservação da Raphia australis na Reserva Botânica de Bobole, o monitoramento de rotas migratórias de tartarugas na Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas, e a dinamização do Jardim Botânico da Universidade Eduardo Mondlane”, lê-se no documento.

Para o presidente da Comissão Executiva do BCI, Francisco Costa, “estas acções demonstram que o impacto do Cartão Bio vai muito além do uso bancário diário”, pois trata-se de um instrumento de intervenção ambiental e social.

“Cada transacção representa um passo concreto em direcção à preservação da nossa biodiversidade. Esta parceria com a BIOFUND é prova de que iniciativas colaborativas podem gerar resultados duradouros para o bem comum”, realçou Francisco Costa.

Noticias Relacionadas

SASOL ultrapassa 143 milhões de dólares em obra social até 2030

Mais de 143 milhões de dólares americanos será o...

Millennium bim elimina custo de dados móveis no acesso ao Smart IZI

O Millennium bim introduziu o conceito “Smart IZI Mahala”,...

AIMO e Profile assinam parceria para a primeira edição dedicada à indústria moçambicana

A publicação será lançada em Novembro de 2026 e...

Oficial: LAM formaliza transição para “Air Mozambique”

A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) oficializou, esta sexta-feira,...