Quarta-feira, Outubro 23, 2024
spot_img

BCI registou crescimento de 3,8% no volume de negócios

O Banco Comercial e de Investimento (BCI) divulgou os resultados do exercício económico de 2023, destacando que a evolução do balanço foi fortemente influenciada pelo aumento dos coeficientes de Reservas Obrigatórias em moeda nacional e estrangeira. Apesar desses desafios, o BCI obteve um desempenho financeiro positivo, com aumento dos Depósitos e dos Capitais Próprios, resultando num crescimento global do Activo de 3,8%.

A carteira bruta de Crédito a Clientes também registou um crescimento, especialmente no Crédito ao Consumo, impulsionado pelas iniciativas do Plano Estratégico 2021 a 2024. No entanto, o Crédito para investimento foi afectado pelas altas taxas de juro.

No Passivo, houve um aumento, principalmente nos Depósitos de Clientes em Moeda Nacional. O incremento do Crédito e dos Depósitos determinou o aumento do gap comercial e o incremento do Rácio de Transformação do BCI.

O crescimento dos recursos de clientes foi impactado por depósitos em moeda nacional que aumentaram e depósitos em moeda estrangeira que reduziram. Apesar dos desafios, o BCI mantém-se líder de mercado em Moçambique, com uma quota de mercado de 25,4% nos depósitos e 25,8% no crédito a clientes.

Entrevistas Relacionadas

Access Bank lança Glossário de Finanças nas línguas mais faladas em Moçambique

Com o objectivo de fortalecer a inclusão financeira e...

Top 100 Bancos Africanos 2024: Standard Bank lidera representação moçambicana, seguido por Millennium bim e BCI

Top 100 African Banks 2024, da revista The Banker, incluiu...

Banco Central indica inspectores residentes para o BCI e Standard Bank

O Banco de Moçambique indicou esta segunda-feira (14 de...

UBA consolida-se como banco focado no desenvolvimento económico africano

O United Bank for Africa (UBA) tem se destacado...