Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

BCI registou crescimento de 3,8% no volume de negócios

O Banco Comercial e de Investimento (BCI) divulgou os resultados do exercício económico de 2023, destacando que a evolução do balanço foi fortemente influenciada pelo aumento dos coeficientes de Reservas Obrigatórias em moeda nacional e estrangeira. Apesar desses desafios, o BCI obteve um desempenho financeiro positivo, com aumento dos Depósitos e dos Capitais Próprios, resultando num crescimento global do Activo de 3,8%.

A carteira bruta de Crédito a Clientes também registou um crescimento, especialmente no Crédito ao Consumo, impulsionado pelas iniciativas do Plano Estratégico 2021 a 2024. No entanto, o Crédito para investimento foi afectado pelas altas taxas de juro.

No Passivo, houve um aumento, principalmente nos Depósitos de Clientes em Moeda Nacional. O incremento do Crédito e dos Depósitos determinou o aumento do gap comercial e o incremento do Rácio de Transformação do BCI.

O crescimento dos recursos de clientes foi impactado por depósitos em moeda nacional que aumentaram e depósitos em moeda estrangeira que reduziram. Apesar dos desafios, o BCI mantém-se líder de mercado em Moçambique, com uma quota de mercado de 25,4% nos depósitos e 25,8% no crédito a clientes.

Entrevistas Relacionadas

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do...

First Capital Bank recebe garantia do IFC para impulsionar operações de Comércio Internacional

International Finance Corporation (IFC), braço do sector privado do...