google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

BdM: Importações de Bens Cresceram 16,5% Para 9,1 MM$ em 2022

Esses números contrastam com os 7,8 mil milhões de dólares registrados no ano anterior, de acordo com o boletim anual da balança de pagamentos divulgado recentemente pelo Banco de Moçambique (BdM). É importante ressaltar que esse valor não inclui a plataforma flutuante da Coral Sul FLNG, cuja adição elevaria os gastos para 13,3 mil milhões de dólares.

Em termos gerais, o relatório indica que o aumento dos gastos foi principalmente influenciado pelo incremento nas importações de bens intermédios, com destaque para os combustíveis, devido aos aumentos de preço no mercado internacional e aos efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. De acordo com o documento, os bens de capital representaram 41,4% do total de importações, com um fluxo anual de 5,5 mil milhões de dólares, equivalente a 32,8% do PIB.

Esse aumento é explicado principalmente pela importação de maquinaria diversa, sendo que cerca de 80% desse valor corresponde à plataforma flutuante. Os bens intermédios representaram 27,6% das importações totais, ou seja, 3,6 milhões de dólares, destacando-se o alcatrão, betumes, adubos e fertilizantes.

O boletim também aponta que os gastos com bens de consumo totalizaram 2,1 mil milhões de dólares, correspondendo a 16,4% do total das importações. Em relação à origem das importações moçambicanas, a Coreia do Sul foi o principal país, representando 32% do total, seguida pela África do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, Índia e Singapura, com participações de 15,6%, 10%, 7,2%, 5,7% e 4,6% nos gastos totais do país, respectivamente.

 

Noticias Relacionadas

Lucros da banca moçambicana recuam mais de 20% em 2024, mas sector mantém robustez financeira

Os bancos comerciais que operam em Moçambique registaram, em...

GIFiM intensifica acções de prevenção ao branqueamento de capitais em zonas de risco

O Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFiM) está...

UBA Moçambique regista lucros de 969,2 milhões de meticais em 2024, com crescimento de quase 38%

O United Bank for Africa (UBA) obteve em 2024...