Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
spot_img

BdM: Importações de Bens Cresceram 16,5% Para 9,1 MM$ em 2022

Esses números contrastam com os 7,8 mil milhões de dólares registrados no ano anterior, de acordo com o boletim anual da balança de pagamentos divulgado recentemente pelo Banco de Moçambique (BdM). É importante ressaltar que esse valor não inclui a plataforma flutuante da Coral Sul FLNG, cuja adição elevaria os gastos para 13,3 mil milhões de dólares.

Em termos gerais, o relatório indica que o aumento dos gastos foi principalmente influenciado pelo incremento nas importações de bens intermédios, com destaque para os combustíveis, devido aos aumentos de preço no mercado internacional e aos efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. De acordo com o documento, os bens de capital representaram 41,4% do total de importações, com um fluxo anual de 5,5 mil milhões de dólares, equivalente a 32,8% do PIB.

Esse aumento é explicado principalmente pela importação de maquinaria diversa, sendo que cerca de 80% desse valor corresponde à plataforma flutuante. Os bens intermédios representaram 27,6% das importações totais, ou seja, 3,6 milhões de dólares, destacando-se o alcatrão, betumes, adubos e fertilizantes.

O boletim também aponta que os gastos com bens de consumo totalizaram 2,1 mil milhões de dólares, correspondendo a 16,4% do total das importações. Em relação à origem das importações moçambicanas, a Coreia do Sul foi o principal país, representando 32% do total, seguida pela África do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, Índia e Singapura, com participações de 15,6%, 10%, 7,2%, 5,7% e 4,6% nos gastos totais do país, respectivamente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

First National Bank (FNB) Moçambique lança trio de canais digitais para simplificar operações bancárias

O First National Bank (FNB) Moçambique anunciou o lançamento...

Access Bank finaliza aquisição da atlas mara Zâmbia e consolida sua posição como um dos maiores bancos

O Access Bank finalizou recentemente a aquisição da African...

Volume das reservas bancárias em Moçambique atingiram 245,5 mil milhões de Meticais

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou que o volume...