Home Notícias Economia “Beluluane” contribui com 1.4 mil milhões de meticais de impostos em 2022

“Beluluane” contribui com 1.4 mil milhões de meticais de impostos em 2022

O Parque Industrial de Beluluane, na província de Maputo, contribuiu com mais de 1.4 mil milhões de meticais de pagamento de impostos em 2022. Os dados foram partilhados, na segunda-feira, na conferência de imprensa sobre os resultados da tributação das zonas económicas especiais e zonas francas industriais.

O director-geral adjunto de Impostos na Autoridade Tributária de Moçambique, Domingos Maconto, disse que o maior contribuinte da zona industrial é a MOZAL. No entanto, a fonte reconhece que a Mozal teve um contrato diferencial pelas circunstâncias da época em que a empresa foi instalada no país.

“Foi um primeiros mega projectos que negociou com o governo de Moçambique na sua localização e para isso negociou em condições muito favoráveis a ela, porque Moçambique estava numa fase a sair da guerra e vocês se devem lembrar que a MOZAL, por isso, teve que investir nas  estradas para ligar ao Porto e receberia a  matéria-prima  para o produto acabado que é o alumínio “, afirmou o gestor.

Actualmente designado MozParks, o Parque Industrial de Beluluane, foi criado em 2000, como uma Parceria Público-Privada entre a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) de Moçambique e investidores suíço-moçambicanos.

Neste momento,  o Parque acolhe mais de  50 empresas, entre as quais a Duys, Dendustri, Capital Star Steel, Engeproject (metalomecânica), Midal, MOZAL, Beleza, Matola Gás Company (MGC) e Belutécnica.

O Parque Industrial de Beluluane é considerado Parque-modelo das restantes que deverão ser implantadas pelo resto do país, tal é o caso do mais recente Parque Industrial de Topuito, estabelecido em Junho do ano corrente, como resultado da parceria entre MozParks e a mineradora Kenmare, que explora areias pesadas no distrito de Moma, na província de Nampula.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version