Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Carlos Mesquita busca financiamentos para projectos de investimento em Washington

Com efeito, mesquita reuniu-se com Andrew Herscowitz, Chief Development Officer (CDO), membro do Comité de Investimentos e responsável pela elaboração das estratégias de desenvolvimento do DFC, Agência Financeira e de Desenvolvimento dos EUA que, em parceria com o setor privado, financia projectos nos sectores de energia, infra-estruturas básicas, e tecnologias de informação e comunicação.

Encontrou-se também com Reta Jo Lewis, Presidente do Conselho de Administração do EXIM Bank, uma agência financeira do Governo Federal dos EUA que concede créditos à exportação de bens e serviços e estimula a criação de postos de emprego nos EUA.

Com Lewis Mesquita partilhou projectos sofridos, de entre os quais a reabilitação de 130 km da estrada de Nametil-Moma, cujo valor estimado é de 110 milhões de dólares americanos; a reabilitação de 334 km de estrada de Bene a Zumbo, avaliada em 340 milhões de dólares; a construção da barragem de Muera em Cabo Delgado, avaliada em cerca de 120 milhões de dólares, entre outros.

A dirigente máxima do Exim Bank manifestou o interesse da sua instituição em apoiar projectos de desenvolvimento socioeconómico em Moçambique, através dos seus financiamentos directores e também de recursos mobilizados junto de outros parceiros.
O Exim Bank, para além de apoiar em projetos de investimentos, apoia em estudos de viabilidade de projetos.

Durante o encontro, ficou estabelecido, que será brevemente consolado equipas para aprofundar a análise destes projectos e definir de um plano de acção para o seu desenvolvimento.

Carlos Mesquita faz-se acompanhar, nesta visita, por Raul Mutevuie, Director Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), Suzana Saranga, Presidente da Autoridade Reguladora de Água (AURA), Victor Taucal, Director Geral do FIPAG, Castigo Cossa, PCA da AdRMM e quadros do setor das Obras Públicas.

De recordar que o EXIM BANK esperava em 2020, cerca de 5 biliões de dólares norte-americanos para o financiamento directo ao projecto Mozambique LNG a ser implementado pela Total e seus parceiros na Bacia do Rovuma.

Entrevistas Relacionadas

Cenário Fiscal de Médio Prazo (2025-2027): Despesas públicas mantém pressão sobre as finanças públicas

O Produto das medidas em curso de consolidação orçamental...

Moçambique responde ao GAFI com avaliação de ONGs: uma medida contra o financiamento ao terrorismo

O lançamento do relatório de avaliação de risco das...

Presidente da República apresentará último estado da nação em sessão Plenária de Julho

A Assembleia da República de Moçambique está programada para...

Banco de Moçambique reduz taxa de juro para 15%

O Banco de Moçambique anunciou a redução da sua...