Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

Central de energia solar da Syrah Resources já está operacional

A Syrah Resources, empresa de extração de grafite, conseguiu colocar em pleno funcionamento o seu sistema híbrido de energia solar e baterias nas suas operações de Balama, na província de Cabo Delgado, norte do país.

A empresa anunciou, na quarta-feira, que o sistema solar fotovoltaico (PV) de 11,25 MWp, que incorpora 20 832 módulos solares com uma área de superfície de 53 800 m2, foi totalmente integrado com um sistema de armazenamento de energia em bateria (BESS) de 8,5 MW/MWh.

Prevê-se que o sistema solar e de baterias contribua com, pelo menos, 35 por cento das necessidades médias de energia de Balama, reduzindo significativamente o consumo de gasóleo e as emissões de carbono equivalente do produto em Balama e produzindo poupanças de custos associadas.

Segundo o Mining Weekly, o sistema solar e de baterias pode suprir unicamente as necessidades de energia de Balama durante os períodos de pico de luz do dia com a central a funcionar, e continuamente se a central não estiver a funcionar.

A central de produção de energia a gasóleo de Balama (grupos geradores a gasóleo) fornecerá as necessidades de energia de base durante a noite e as necessidades de energia adicionais durante o dia, tendo em conta a irradiação solar, a disponibilidade de energia do sistema híbrido solar e de baterias e a procura global de energia no local.

A empresa informou os accionistas que nos testes operacionais realizados durante dez dias da recente campanha de produção de Balama, foi possível obter um fornecimento integrado de energia a partir do sistema híbrido de energia solar e baterias e dos grupos geradores a diesel.

Com 33 por cento do consumo total de energia fornecido  pelo sistema híbrido de energia solar e baterias, juntamente com uma poupança média de 34 por cento no consumo de diesel por KWh de energia gerada, equivale a uma poupança de cerca de 16 mil litros de diesel por dia.

Entrevistas Relacionadas

Programa BRILHO beneficia mais de 2 milhões com energia limpa em Moçambique

O programa BRILHO, uma iniciativa que visa promover a...

Omar Farouk Ibrahim anuncia a criação do banco de energia de África na MMEC 2024

Durante a 10.ª edição da Conferência e Exposição de...

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...