google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Segunda-feira, Julho 7, 2025
spot_img

Certificação de produtos passa a ser obrigatória

Orçado em 1.9 mil milhão de dólares norte-americanos, o plano de acção vai vigorar no período 2023-2033, através de diversas actividades a serem realizadas pelo Conselho Nacional de Qualidade junto de entidades que tutelam diferentes sectores e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Neste sentido, um dos primeiros produtos a ser abrangido pela certificação é a água potável. “Há um regulamento em carteira sobre a água engarrafada. Actualmente a certificação de água é voluntária, mas decorre um estudo para verificar até que ponto o líquido que consumimos tem qualidade”, explicou Geraldo Albazine, director-geral do Instituto Nacional de Normalização de Qualidade.

Segundo o Secretário permanente do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), Jorge Jairoce, a qualidade desempenha um papel vital na inovação e na competitividade das indústrias moçambicanas e constitui um factor diferencial e de valor acrescentado.

Para conferir qualidade aos produtos ‘Made in Mozambique’, o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ, IP) aprovou 125 empresas, em todo país, através da norma ISO 9001, que versa sobre o Sistema de Gestão de Qualidade.

Pelo referencial 14001, Sistema de Gestão Ambiental, foram registadas 21 empresas; ISO 45001, Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional, foram certificadas 39 empresas; e pela norma 22001, que versa sobre a Segurança Alimentar, foram certificadas duas empresas.

As fontes falavam, esta segunda-feira (11), em Maputo, na abertura da 1ª Reunião do Conselho Nacional da Qualidade (CONQUA), encontro que visa discutir a Proposta do Plano de Acção da Politica de Qualidade e Estratégia para a sua implementação (2023-2032).

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...