Home Notícias Economia Certificação de produtos passa a ser obrigatória

Certificação de produtos passa a ser obrigatória

A colocação de produtos alimentares no mercado moçambicano passará a estar condicionada à certificação de qualidade, ao abrigo do plano de acção aprovado ontem pelo Conselho Nacional de Qualidade. O principal objectivo desta medida é permitir que o consumidor tenha acesso a bens com níveis de qualidade aceitáveis.

Orçado em 1.9 mil milhão de dólares norte-americanos, o plano de acção vai vigorar no período 2023-2033, através de diversas actividades a serem realizadas pelo Conselho Nacional de Qualidade junto de entidades que tutelam diferentes sectores e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Neste sentido, um dos primeiros produtos a ser abrangido pela certificação é a água potável. “Há um regulamento em carteira sobre a água engarrafada. Actualmente a certificação de água é voluntária, mas decorre um estudo para verificar até que ponto o líquido que consumimos tem qualidade”, explicou Geraldo Albazine, director-geral do Instituto Nacional de Normalização de Qualidade.

Segundo o Secretário permanente do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), Jorge Jairoce, a qualidade desempenha um papel vital na inovação e na competitividade das indústrias moçambicanas e constitui um factor diferencial e de valor acrescentado.

Para conferir qualidade aos produtos ‘Made in Mozambique’, o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ, IP) aprovou 125 empresas, em todo país, através da norma ISO 9001, que versa sobre o Sistema de Gestão de Qualidade.

Pelo referencial 14001, Sistema de Gestão Ambiental, foram registadas 21 empresas; ISO 45001, Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional, foram certificadas 39 empresas; e pela norma 22001, que versa sobre a Segurança Alimentar, foram certificadas duas empresas.

As fontes falavam, esta segunda-feira (11), em Maputo, na abertura da 1ª Reunião do Conselho Nacional da Qualidade (CONQUA), encontro que visa discutir a Proposta do Plano de Acção da Politica de Qualidade e Estratégia para a sua implementação (2023-2032).

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version