Sexta-feira, Maio 3, 2024
spot_img

China mantém taxa de juro de referência estável pelo nono mês consecutivo

O Banco do Povo da China anunciou nesta Segunda-feira, 22 de Abril, que manterá a taxa de juro de referência em 3,45% pelo nono mês consecutivo. A decisão era amplamente esperada pelos analistas, que não previam mudanças.

A taxa referencial de crédito (LPR) a um ano permanecerá nesse nível por pelo menos mais um mês. Este indicador, estabelecido em 2019 como referência para as taxas de juro, influencia o preço dos novos empréstimos, especialmente para empresas, e dos empréstimos com juros variáveis.

A LPR é calculada com base nas contribuições de uma série de bancos, incluindo pequenos credores com custos de financiamento mais elevados e maior exposição a crédito malparado. O objetivo é reduzir os custos de financiamento e apoiar a economia real.

A última redução da LPR a um ano ocorreu em Agosto de 2023, quando o banco central cortou dez pontos base, de 3,55% para os actuais 3,45%, uma decisão mais cautelosa do que a prevista pelos analistas.

Além disso, o banco central informou que a LPR para prazos de cinco anos ou mais, utilizada como referência para o crédito à habitação, permanecerá em 3,95%. Em Fevereiro, houve uma redução de 25 pontos base neste indicador, de 4,2% para 3,95%, a maior queda desde a criação do sistema LPR em 2019, superando as expectativas do mercado.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...