Quarta-feira, Setembro 11, 2024
spot_img

Clima económico das empresas melhora pelo Quarto Trimestre consecutivo, aponta INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que a confiança nas empresas moçambicanas voltou a crescer no segundo trimestre deste ano e pela quarta vez consecutiva, influenciada pelo aumento das expectativas de procura e pelos empregos.

“O clima económico das empresas continuou em recuperação ligeira no segundo trimestre deste ano, cenário verificado nos trimestres anteriores. Esta conjuntura favorável foi influenciada pelo aumento ligeiro das expectativas da procura e pela existência de novos postos de emprego”, avançou a entidade, através do Indicador do Clima Económico das Empresas (ICEE), um documento divulgado nesta segunda-feira (15) pela Lusa.

A publicação revelou que o ICEE compila a opinião dos agentes económicos, incluindo gestores de empresas, sobre a evolução corrente da sua actividade e expectativas a curto prazo, com foco no emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e algumas limitações do sector empresarial.

“A avaliação satisfatória do clima económico, no período em análise, deveu-se à apreciação favorável em todos os sectores alvos do inquérito, com maior destaque para o ramo do comércio que aumentou substancialmente em comparação com o trimestre anterior”, acrescentou.

Segundo o INE, “o indicador da expectativa da procura continuou com a trajectória crescente pelo quarto trimestre consecutivo, tendo o seu saldo atingido o nível mais alto desde o primeiro trimestre de 2020, comportamento que se deveu principalmente às subidas das previsões da procura nos sectores de produção industrial e de comércio”.

Já sobre o indicador relativo à expectativa de emprego, a entidade avançou que o mesmo “mostrou sinais de recuperação, após uma queda ligeira no trimestre anterior”.

Entretanto, no que diz respeito ao indicador de expectativa de preços, explica-se que “voltou a diminuir de forma ligeira, influenciado pela diminuição substancial nos sectores dos serviços e do comércio”.

Entrevistas Relacionadas

GALP explica razões que levaram a desinvestir em Moçambique  

A Galp, multinacional energética portuguesa, que concluiu recentemente o...

CCMUSA reúne mais de 150 empresas e destaca oportunidades de parceria

Maputo foi palco de um evento significativo organizado pela...

Hidroeléctrica de Cahora Bassa recebe prémio de maior exportadora para a SADC na FACIM 2024

Durante a abertura oficial da 59ª edição da Feira...

ARC aprova sem restrições a venda da participação da Galp Rovuma para a ADNOC

A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) deu luz verde...