Monday, May 25, 2026
spot_img

Comemorando um quarto de século: fórum de negócios do Corredor da Beira

Na passada sexta-feira, 13 de outubro, um evento significativo agraciou a região da África Austral. A Cornelder de Moçambique (CdM) foi orgulhosamente anfitriã do “Fórum Empresarial do Corredor da Beira”.

O encontro não foi uma reunião qualquer, pois marcou o 25º aniversário da gestão do Porto da Beira pela Cornelder. O evento atraiu participantes locais e internacionais, particularmente da região da África Austral.

Reflectindo sobre o passado, o presente e o futuro

Jan Laurens de Vries, director-geral executivo da CdM, reflectiu sobre o notável percurso de 25 anos da Cornelder de Moçambique. Falou dos inúmeros desafios que foram ultrapassados e dos investimentos significativos efectuados nos últimos tempos. Estes investimentos abrangeram recursos humanos, maquinaria e programas, levando a uma completa modernização dos serviços no Porto da Beira. Laurens de Vries enfatizou a necessidade de os parceiros harmonizarem os seus sistemas operacionais para um maior avanço do porto.

Reconhecimentos e aspirações futuras

Os esforços e os investimentos substanciais efectuados pela CdM ao longo do último quarto de século foram alvo de grandes elogios. Tanto o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, como a Secretária de Estado de Sofala, Cecília Chamutota, elogiaram a CdM.

Os seus esforços não passaram despercebidos, com o Banco Mundial a classificar o Porto da Beira como o mais eficiente da África Austral, sobretudo no que diz respeito ao desempenho da carga contentorizada.

No entanto, os elogios não se ficaram pelo reconhecimento. O ministro Magala lançou um desafio à direcção da CdM. Prevê que o Terminal de Contentores (TC) venha a movimentar um milhão de TEUs (Unidades equivalentes a vinte pés) por ano nos próximos 15 anos.

Este objectivo é apoiado pela já garantida gestão contínua do Porto da Beira. Actualmente, o porto movimenta cerca de 300 mil TEUs por ano, mas as ambições são elevadas, uma que a CdM tem como objetivo mais do que duplicar este número, visando 700.000 TEUs nos próximos anos.

Em resposta a este ambicioso desafio, António Libombo, director executivo adjunto da CdM, mostrou-se determinado. Reconheceu a importância de se alcançar primeiro o objectivo intermédio de 700 mil TEU’s antes de se atingir a marca de um milhão.

Rumo a um horizonte mais risonho

O Fórum Empresarial do Corredor da Beira serviu como um farol de reflexão, reconhecimento e aspiração. Enquanto a Cornelder de Moçambique olha para o futuro, o seu compromisso com a excelência permanece inabalável.

Noticias Relacionadas

MTN BUSHFIRE: O Maior Festival Multicultural de África Regressa de 29 a 31 de Maio em Eswatini

O MTN Bushfire regressa ao icónico House on Fire,...

Elite Employer distingue 36 empresas como as melhores empregadoras de Moçambique

Na quinta edição do Elite Employer, 36 empresas foram...

Conselho de Ministros renova liderança do IGEPE, da ENH e do FFH

Três presidentes de conselhos de administração substituídos em simultâneo....

TRAC quer continuar a gerir EN4 além de 2028

A Trans African Concession (TRAC), concessionária sul-africana da Estrada Nacional...