Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, foi destaque no painel de alto nível da 10ª edição da Conferência de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC) 2024, que teve início hoje no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo. Durante sua intervenção, Zacarias delineou as estratégias do país para utilizar os recursos energéticos de forma a contribuir para a transição energética global.

O governante sublinhou a necessidade de criar um sistema energético moderno baseado em fontes renováveis, destacando o compromisso de Moçambique em transitar de um sistema liderado por energias térmicas para um baseado em energias renováveis.

Sob outro enfoque, Zacarias aponta a necessidade de promover a industrialização verde, explorando o potencial do país na produção de energia a partir de fontes hídricas e renováveis, pois, a abordagem poderá conferir uma vantagem competitiva aos produtos moçambicanos no mercado internacional.

Outro ponto abordado foi a garantia do acesso universal a energias modernas, visando a transição das famílias moçambicanas de fontes energéticas baseadas em biomassa para fontes elétricas mais limpas.

Para o ministro é importante a adopção de energias limpas no sector de transporte, com vista a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover o uso de transportes públicos com base em energias renováveis.

Paralelamente a implementação bem-sucedida dessas estratégias terá um impacto positivo significativo na sociedade moçambicana, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do país, além de beneficiar a região como um todo.

A conferência, que conta com a participação de representantes locais e internacionais, promete ser um espaço importante para discutir os desafios e oportunidades relacionados ao sector de recursos naturais em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...