Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

Como a economia digital pode contribuir para o PIB dos países africanos?

Teve início esta terça-feira, 17 de Maio, no hotel Radisson, em Maputo, uma conferência de tecnologias, designada Mondato, que termina esta quarta-feira. A mesma é subordinada ao tema “Gerando valor numa África pós-pandemia através da transformação e inclusão digital”.

A conferência tem como objectivo discutir como os países africanos podem entrar na economia digital e como esta poderá contribuir para o seu Produto Interno Bruto (PIB). Segundo alguns relatos, espera-se que a indústria de fintech aumente o PIB da África Sub-sahariana em mais de 150 bilhões de dólares até 2022.

Moçambique, tem um sector de fintech em crescimento, embora o seu mercado financeiro digital está nos estágios iniciais de desenvolvimento. No entanto, baixa inclusão financeira significa uma enorme oportunidade ainda para serviços digitais, particularmente como política e regulamentação, e o país continua a evoluir e busca promover a inovação e o desenvolvimento das fintechs.

Realizado em parceria com o Financial Sector Deepening Mozambique e a INCM, o sétimo anual Mondato Summit Africa é a principal liderança de pensamento de finanças digitais da região, apresentando novos e empolgantes casos de uso de fintech em todos os setores e abordando as oportunidades de inovação e colaboração necessárias para impulsionar a próxima onda de serviços para responder às necessidades em mudança de uma África alterada pela pandemia.

Nesta terça-feira foram discutido os seguentes temas:

KEY PILLARS FOR THE DIGITAL ECONOMY

Moderator: Judah J. Levine – Chief Executive Officer, Mondato

VALUE CHAIN INNOVATION TO FOSTER GREATER ADOPTION

Moderator: Filipa Costa – Financial Sector Specialist, World Bank

TANGIBLE RESULTS FOR INCLUSION & DEVELOPMENT

Moderator: Arielle Jaffe – Head of Ecosystem Engagement, Mondato

POLICY FOR THE “FOURTH INDUSTRIAL REVOLUTION”

Moderator: Ashley Olson Onyango – Head of Financial Inclusion, GSMA

Para esta quarta-feira, o Standard Bank que é o único patrocinador da conferência que actua no sector bancário e que será representado pelo Administrador Delegado, Bernardo Aparício, fará parte do painel “Fases da Economia Digital”, agendado para às 09h00.

Para além desta participação, o director de Engenharia do Banco, Gulamo Nabi, vai integrar o painel de júri do concurso de Inovação Digital Financeira na África Sub-Sahariana.

O Standard Bank tem a digitalização como um dos principais pilares da sua estratégia de negócio. E, tendo em consideração que o banco não é uma empresa de tecnologias, a parceria com as Fintechs mostra-se de capital importância para que o banco possa acompanhar a revolução digital e colocar-se em posição de responder às exigências dos clientes com eficácia, bem como antecipar-se as suas necessidades.

E é neste contexto que o Standard Bank decidiu patrocinar a conferência Mondato e, ainda, contribuir para o sucesso da mesma partilhando a sua visão sobre como o País pode caminhar para uma economia digital.

SAIBA MAIS 

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...