Quarta-feira, Julho 24, 2024
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Veja os riscos associados ao financiamento dos projectos de gás da ENH

Em 2022, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), a principal companhia moçambicana de petróleo e gás, testemunhou uma drástica diminuição de sua dívida. Documentos do Ministério da Economia e Finanças (MEF), registaram uma redução da dívida da ENH de 2,98 bilhões para apenas 18 milhões de dólares americanos. Essa queda significativa no passivo é atribuída, principalmente, ao isolamento de uma garantia estatal à ENH para o projecto Mozambique LNG (Área 1) e à transferência de activos e passivos da ENH para o projecto Coral Sul (Área 4) para uma Sociedade de Propósito Específico (SPV) sediada nos Emirados Árabes Unidos (EAU) (FMI, 2023, 2024; ENH, 2022; MEF, 2023a).

De acordo com o Ministério da Economia e Finanças, o isolamento do financiamento do projecto através de SPVs liberou o Estado de fornecer garantias à ENH, contribuindo assim para uma redução dos passivos contingentes das empresas públicas, de 22% para 4% do PIB em 2022 em relação ao ano anterior.

No estudo divulgado pelo Centro de Integridade Pública, CIP, é possível constatar que a reestruturação financeira por meio de SPVs, que carece de transparência.

A TotalEnergies, uma multinacional francesa, lidera um consórcio de petróleo e gás e opera o projecto Mozambique LNG, dedicado à exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma, ao largo da costa de Cabo Delgado. A decisão final de investimento neste projecto foi tomada em Junho de 2019. A ENH detém uma participação de 15% no projecto Mozambique LNG, sendo o investimento “suportado” por seus parceiros de projecto (ENH, 2019; FMI, 2023).

O financiamento para o desenvolvimento do projecto foi assegurado por agências de crédito à exportação e bancos comerciais. O financiamento do projecto Mozambique LNG é garantido por uma SPV, denominada Moz LNG1, constituída nos Emirados Árabes Unidos (FMI, 2023; TotalEnergies, 2022; ONGC Videsh, 2022).

Para apoiar o envolvimento da ENH no projecto Mozambique LNG, o Governo de Moçambique emitiu uma garantia no valor de 136,1 bilhões de meticais em 2019, equivalente a mais de 2,2 bilhões de dólares na época (República de Moçambique, 2018; MEF, 2019; CIP, 2019).

Em 2021, as concessionárias do projecto Mozambique LNG forneceram garantias no valor de 14,9 bilhões de dólares para os contratos de financiamento da SPV constituída nos Emirados Árabes Unidos (PTTEP, 2021; 2022). Segundo o MEF (2023a; 2023b), o isolamento do financiamento do projecto através da SPV liberou o Estado da necessidade de cobrir a parte da ENH no contrato de financiamento.

Embora a ENH tenha buscado financiamento para sua participação no projecto Coral Sul, os financiadores podem ainda insistir em garantias, potencialmente mantendo a garantia estatal, agora através da SPV. Isso sugere que o Estado pode continuar a ter obrigações financeiras mesmo após a transferência da dívida para a SPV.

O projecto Coral Sul, operado pela Eni, envolve financiamento por meio de uma SPV nos Emirados Árabes Unidos, com participação da ENH. A combinação de financiamento, com 70% de dívida e 30% de capital próprio, implica custos recuperáveis que podem afectar as receitas fiscais em Moçambique.

Embora a SPV tenha sido inicialmente concebida para garantir financiamento para projectos de terceiros, a atribuição de empréstimos à SPV pela ENH indica um uso mais amplo do que o pretendido. Isso permite que o consórcio de petróleo e gás se beneficie da política fiscal dos Emirados Árabes Unidos, evitando a retenção na fonte sobre os pagamentos de juros.

No entanto, os benefícios para a ENH dessa transferência permanecem pouco claros, levantando questões sobre as motivações subjacentes ao seu envolvimento em tais estruturas financeiras. Além disso, a perda potencial de impostos de retenção na fonte devido à transferência dos empréstimos da Coral Sul para a SPV nos Emirados Árabes Unidos destaca as implicações fiscais significativas dessa reorganização financeira.

Este estudo contribui para a compreensão mais ampla das complexidades da governança e da estabilidade fiscal no sector de hidrocarbonetos em Moçambique, enfatizando a necessidade de transparência e avaliação cuidadosa das implicações fiscais de tais transacções.

  • Garantias para o financiamento dos projectos da ENH 

O Ministério da Economia e Finanças (MEF) registou uma redução significativa de 13 pontos percentuais na exposição do Estado às garantias, em proporção do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, em comparação com o ano anterior, conforme evidenciado na Figura 1. Esta redução foi atribuída pelo MEF ao isolamento do financiamento do projecto Mozambique LNG por meio de uma Sociedade de Propósito Específico (SPV), o que influenciou a obrigação do Estado de fornecer garantias para as dívidas da ENH.

Apesar dessa reestruturação financeira e da intenção de limitar o escopo do projecto, permanecem preocupações sobre a continuidade da garantia estatal à ENH. Informações de alto escalão, fornecidas anonimamente, indicam que a garantia estatal para o financiamento do projecto ainda está em vigor. Com base em nossa avaliação, a menos que o consórcio internacional de petróleo e gás assuma formalmente essas garantias, é provável que as garantias do Estado para a ENH permaneçam em vigor. Essa persistência potencial das garantias estatais levanta questões sobre a extensão do comprometimento do Estado e os riscos associados.

Projeções

A decisão de isolar o financiamento de projectos por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPVs) pode ter sido influenciada por uma combinação de considerações fiscais e políticas. A reestruturação financeira resultante sugere um perfil de dívida mais favorável para o país. Isso pode potencialmente facilitar o acesso a empréstimos e tornar Moçambique mais atraente para o investimento directo estrangeiro, ao aparentar níveis de dívida mais baixos sem efetivamente alterar os passivos contingentes subjacentes do Estado. Essa situação ilustra a complexa interacção entre as estratégias fiscais do Governo, os objectivos políticos e a percepção internacional sobre a estabilidade fiscal de Moçambique.

Durante um diálogo entre a indústria e o Governo, organizado pela Agência Internacional de Energia (IEA), Patrick Pouyanné, diretor-executivo da TotalEnergies, questionou as regras rigorosas do Fundo Monetário Internacional (FMI) em relação à emissão de garantias estatais para projetos energéticos de risco. Ele argumentou que os governos africanos frequentemente evitam fornecer garantias estatais por instrução do FMI. Pouyanné também mencionou casos em que os financiadores internacionais solicitam garantias de empréstimos estatais mais elevadas do que as fornecidas por empresas privadas, levando a TotalEnergies a auto-segurar projectos para evitar sobrecarregar os governos com dívidas adicionais.

Para o projeto Mozambique LNG na Área 1, o Governo moçambicano emitiu garantias para o financiamento proporcional da ENH. Entretanto, no caso do projecto Coral Sul na Área 4, o consórcio internacional de gás forneceu garantias para a participação da ENH no financiamento do projecto. Essas garantias privadas têm impacto nas receitas do imposto sobre o rendimento de pessoas colectivas em Moçambique, aumentando as despesas dedutíveis das empresas que as emitem. Na próxima secção, analisaremos as circunstâncias em que a emissão de garantias estatais para o financiamento do projecto da ENH seria fiscalmente mais benéfica e quando seria preferível ter garantias de financiamento emitidas pelas empresas internacionais de petróleo e gás, em nome da ENH.

  • Custos fiscais da entrada da ENH no projecto Coral Sul 

Como parte do financiamento do projecto Coral Sul, o consórcio de petróleo e gás emitiu garantias em nome da SPV, Coral South FLNG DMCC (Eni 2022). Proporcionalmente aos seus interesses participativos, os membros do consórcio, excluindo a ENH, forneceram garantias para a participação de 10% da ENH no financiamento do projeto. Por exemplo, o relatório anual do membro do consórcio Galp (2022) revela que este garantiu 1/9 (o que corresponde a 10% dos restantes 90%) do Compromisso de Serviço da Dívida (DSU) para a parte da ENH no financiamento do projecto Coral Sul FLNG, equivalente a 48 milhões de EUR em 31 de Dezembro de 2022. Consequentemente, a estimativa da garantia total fornecida pelo consórcio internacional para a participação da ENH no financiamento do projecto Coral Sul era de aproximadamente 432 milhões de EUR em 2022 (equivalente a cerca de 468,9 milhões de USD).

A emissão de garantias de empréstimo para a participação de 10% da ENH no projecto Coral Sul, pelo consórcio internacional, tem implicações fiscais importantes. Ao assumir estas garantias, os custos recuperáveis do consórcio de petróleo e gás aumentam, levando a uma diminuição das receitas do imposto sobre o rendimento de pessoas colectivas. Isto acontece porque o consórcio pode reconhecer as garantias assumidas pelo seu valor justo como uma despesa, reduzindo assim o seu rendimento tributável e adiando o pagamento do imposto sobre o rendimento de pessoas colectivas. Embora isto ofereça uma alavancagem financeira para o consórcio de gás, afecta simultaneamente as receitas públicas de Moçambique, numa altura de grande necessidade fiscal.

Mesmo que a assumpção de garantias pelas empresas internacionais de hidrocarbonetos reduza os riscos para o Governo, esta é acompanhada por receitas fiscais deferidas e potencialmente perdidas. A diminuição das receitas do imposto sobre o rendimento de pessoas colectivas depende do valor contabilístico da garantia e da taxa deste imposto aplicável. Uma garantia financeira funciona como um instrumento de atenuação do risco, assegurando o pagamento, em caso de incumprimento do devedor, gerando assim um passivo contingente para o avalista. Quando este emite uma garantia sem receber um prémio – como é o caso da cobertura dos consórcios de petróleo e gás para a participação da ENH no projecto Coral Sul – a garantia pode ser reconhecida como uma despesa pelo seu valor justo no momento da emissão. A avaliação da garantia envolve a comparação do Valor Presente Líquido (VPL) dos fluxos de caixa esperados nos cenários com e sem garantia, avaliando essencialmente a diferença nos fluxos de caixa com e sem garantia.

ENH
Fonte: CIP.
  • Implicações de efectuar transferências do empréstimo da Coral Sul da ENH para SPV

Conforme o estudo feito pelo Centro para Democracia e Direitos Humanos, CDD, o impacto fiscal da transferência dos empréstimos da ENH, relacionados com o projecto Coral Sul, para uma SPV nos Emirados Árabes Unidos. Esta transacção, motivada pelo tratado de dupla tributação entre Moçambique e os EAU, assinado em 2003, permite às empresas multinacionais de petróleo e gás contornar a retenção na fonte sobre os juros, causando uma perda significativa de receitas fiscais.

Van Teeffelen e Kiezebrink (2023) descrevem que o projeto Coral Sul obteve financiamento de agências de crédito à exportação e de bancos comerciais localizados na Coreia do Sul (representando 38,3% do financiamento total do projecto), na China (37,2%), na Itália (14,9%) e na França (9,6%). Os pagamentos de juros sobre os financiamentos directos provenientes da Coreia do Sul, China e França estão geralmente sujeitos a uma taxa de retenção na fonte de 20%. Em contraste, os pagamentos de juros sobre o financiamento directo da Itália estão geralmente sujeitos a uma taxa reduzida de retenção na fonte de 10%, devido a um acordo de dupla tributação entre Moçambique e Itália (Hearson, 2021). No entanto, com o financiamento do projecto reencaminhado através de uma SPV nos Emirados Árabes Unidos, os pagamentos de juros da ENH estão sujeitos a uma taxa de retenção na fonte de 0%.

Taxa de retencao

Legenda: exemplificação das taxas de retenção na fonte para empréstimos da ENH-
Fonte: CIP

No financiamento do projecto Coral Sul, o consórcio de petróleo e gás contorna a retenção na fonte sobre os juros relativos à participação de 10% financiada pela ENH. A localização do credor determina a taxa de retenção na fonte aplicável. Por exemplo, a criação da Mozambique Rovuma Venture SpA em Itália pelas empresas membros do consórcio resulta em pagamentos de juros sujeitos a uma taxa de retenção na fonte de 10% devido ao acordo de dupla tributação entre Itália e Moçambique. No entanto, ao redireccionar o financiamento através de uma SPV nos Emirados Árabes Unidos, a taxa de retenção na fonte para os pagamentos de juros da ENH é reduzida a 0%.

De acordo com a estrutura de financiamento do projecto, 70% proveniente da dívida e 30% através de capital próprio, a taxa média de retenção na fonte sobre os juros seria de aproximadamente 16,6% na ausência de uma SPV. No entanto, ao canalizar os pagamentos através de uma SPV nos Emirados Árabes Unidos, a taxa é reduzida para 0%.

Com base nessa discrepância, estimamos uma perda de imposto retido na fonte sobre pagamentos de juros decorrentes do redirecionamento do financiamento da ENH. As taxas de juros são baseadas na LIBOR (Taxa Interbancária de Londres) e, após sua eliminação progressiva em 2022, na SOFR (Secured Overnight Financing Rate). Os preços do petróleo e do gás influenciam as potenciais receitas de impostos retidos na fonte.

Nossas estimativas mostram que, a um preço de base do petróleo de 70 USD por barril, o Governo pode perder receitas provenientes de impostos retidos na fonte que variam entre 142,4 e 212,9 milhões de USD, como resultado da decisão da ENH de encaminhar os empréstimos do projecto Coral Sul através da SPV

Veja alguns detalhes do estudo em: CIP

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