Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Coordenadora da ONU destaca oportunidades de Moçambique na transição energética

Myrta Kaulard falava no contexto da primeira reunião realizada pelo Ministério da Terra e Ambiente, com o grupo de parceiros de cooperação, no âmbito dos preparativos da participação de Moçambique na Vigésima Sétima Conferência das Partes (COP27) a decorrer de 6 a 18 de Novembro próximo, em Sharm el- Sheikh, no Egipto.

“Moçambique é um país que tem registado mais desastres naturais extremos em África, mas também tem recursos naturais enormes, por isso tem muitas oportunidades de uma transição justa de energias renováveis. É um país que tem uma posição de líder em todo o tema climático”, apreciou a Coordenadora Residente da ONU em Moçambique.

Por sua vez, a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, considerou que a posição de Moçambique na COP27 está alinhada com base nas áreas de interesse e em conformidade com as posições regionais.

O financiamento no âmbito das mudanças climáticas, energias renováveis e transição energética, redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, género e mudanças climáticas são algumas áreas de interesses destacadas por Ivete Maibaze.

Moçambique vai participar no evento através de uma delegação multissectorial que para além das instituições públicas, integra o sector, academia, sociedade civil entre outras entidades.

Contudo, em termos práticos, a COP27 é a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta, organizada pela Organização das Nações Unidas.

Noticias Relacionadas

Moçambique avança para se tornar hub energético regional com refinaria de 240 000 bpd

Moçambique dá um passo decisivo na sua estratégia de...

Sul-africana Eskom comprou 66% da eletricidade da barragem moçambicana de Cahora Bassa

“Neste ano de 2025, além de implementar projetos de...

Governo autoriza EDM e HCB a subscreverem 30 % das acções da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Em reunião realizada na 24.ª sessão ordinária do Conselho...

Projecto de Central Eléctrica a Gás Natural em Nacala entra em Consulta Pública

O distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula, prevê...