- Anúncio-

Crise estimulou crédito à economia em 2020

Análise de Mercado

As instituições bancárias e financeiras nacionais financiaram a actividade produtiva do país, em 2020, no valor de 265 mil milhões de Meticais, contra 230 mil milhões de Meticais, em 2019.

Os dados foram mencionados pelo Presidente do Conselho Executivo (PCE) do Banco Nacional de Investimento (BNI), Tomás Matola, num evento em que apresentava o Relatório e Contas da instituição que dirige, referente a 2020.

No geral, o banqueiro explicou que o aumento do crédito à economia deveu-se, de entre vários aspectos, à pandemia da Covid-19, que, por um lado, obrigou à reestruturação de dívidas e, por outro, exigiu, principalmente do Estado, à disponibilização de linhas de financiamento para apoiar empresas severamente afectadas pela crise pandémica.

Do universo do crédito concedido à economia, em 2020 Matola afirmou que a participação do BNI foi de 2.8 mil milhões de Meticais, verba que cresceu em 4% em relação ao ano anterior.

Do referido financiamento, 1.4 mil milhões de Meticais destinaram-se ao sector da indústria transformadora, pouco mais de mil milhões foi para o comércio e serviços, 518.8 milhões de Meticais à agricultura, 404.8 milhões de Meticais ao sector financeiro, 364 milhões ao Oil &Gás, 251 milhões de Meticais a outros sectores, e 188 milhões de Meticais ao transporte e comunicações.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -