A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) procedeu em Pemba, ao lançamento da base de dados de cadastro de empresas moçambicanas, uma plataforma online desenhada no âmbito do Projecto +Emprego, financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Instituto de Camões e implementado pela CTA.
Assim, as empresas poderão se registar na plataforma (http://ctabasededados.co.mz/) e passarão a beneficiar de apoio na certificação, formação, acesso a informação sobre linhas de financiamento, entre outros benefícios.
Segundo a CTA, no âmbito do Projecto +Emprego, serão certificadas 15 empresas com enfoque para a província de Cabo Delgado, onde um dos requisitos será estar cadastrado na plataforma.
Falando na cerimónia de lançamento da base de dados, o presidente da CTA, Agostinho Vuma, destacou algumas experiências na cooperação empresarial, tendo realçado acções em curso no âmbito da materialização do Plano Estratégico da CTA 2021-2024, que dentre outros objectivos visa o aumento da competitividade das micro, pequenas e médias empresas moçambicanas.
Neste sentido, com vista a potenciar o alargamento de oportunidades e a interligação das PME’s na cadeia de valor dos grandes projectos, bem como no acesso à mercados, está em implementação, em parceria com o FAN, o Programa Nacional de Certificação (PRONACER), que está a beneficiar 20 empresas moçambicanas. Dentro de dias, far-se-á a entrega do primeiro diploma para uma empresa certificada no âmbito deste projecto.
Igualmente, está em curso a implementação do projecto de fortalecimento de capacidades produtivas das PME’s do sector do agro-negócio, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que irá beneficiar 200 PME’s do norte do país.