Terça-feira, Abril 30, 2024
spot_img

Deputados europeus apoiam criação de Fundo Soberano no país

Segundo José Manuel Fernandes, chefe da delegação da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu, “através da criação do fundo soberano pode-se conseguir que  as receitas provenientes de gás sejam bem geridas e sejam uma mais-valia”.

O eurodeputado português falava no final de um encontro com o ministro da Economia e Finanças moçambicano, Max Tonela, na cidade de Maputo.

Fernandes enfatizou que à conta especial, serão depositados os lucros dos recursos financeiros gerados pela extração do gás natural. Os parlamentares entendem que essa conta vai permitir que as verbas sejam canalizadas para acções de desenvolvimento a favor da população moçambicana.

A Assembleia da República de Moçambique (AR) agendou para o próximo dia 04 de Agosto, em sessão extraordinária, o arranque da apreciação da proposta de criação do Fundo Soberano, segundo avança o jornal Carta de Moçambique.

Parlamento europeu aprecia incentivos económicos

José Manuel Fernandes elogiou o país por estar a empreender passos para a modernização da sua economia e da gestão financeira, considerando esta ação um pilar para a atração de investimento.

O parlamentar assinalou, por exemplo, o impacto positivo do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) aprovado em Agosto de 2022, para as pequenas e médias empresas, realçando a importância da atuação do tecido empresarial na criação de emprego e de renda.

“O objectivo também passa pela atração de investimento com medidas que favoreçam o fortalecimento das pequenas e médias empresas”, sublinhou.

O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, disse num encontro com os deputados europeus, que a União Europeia (UE) tem sido um parceiro fundamental de Moçambique, através do apoio a várias áreas.

“A União Europeia é o principal parceiro de desenvolvimento de Moçambique, com uma contribuição que tem vindo a aumentar, mas há sempre espaço para melhoria”, frisou Max Tonela.

Tonela defendeu a necessidade do incremento das trocas comerciais, assinalando que a economia do país tem registado um crescimento progressivo, desde a retoma pós-pandemia de COVID-19.

Entrevistas Relacionadas

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...