Sábado, Maio 31, 2025
spot_img

Despesas com operações financeiras em 2023 atingiram cerca de 30 milhões de meticais

As operações financeiras em Moçambique totalizaram 30,857.3 milhões de Meticais em 2023, representando 49.9% do orçamento anual. Esse valor reflete um aumento real de 18.5% em comparação com o período homólogo. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas operações financeiras activas, que registaram um aumento significativo de 79.9%.

Por outro lado, as operações financeiras passivas totalizaram 28 960,1 milhões de Meticais, correspondendo a 50.5% do orçamento anual, com um crescimento real de 16.8%. Vale ressaltar que a dívida interna inclui um montante de 188,4 milhões de Meticais, relacionado à reestruturação e consolidação do sector empresarial do Estado. Além disso, 92,2 milhões de Meticais em empréstimos de retrocessão foram repassados à Empresa Pública.

Esses números indicam um cenário de actividade financeira robusta em Moçambique em 2023, com um aumento significativo nas operações financeiras activas e passivas. A inclusão de valores relacionados à dívida interna e aos empréstimos de retrocessão destaca a complexidade e a amplitude das operações financeiras realizadas durante o período.

Espera-se que esses dados sejam analisados ​​em detalhes pelos órgãos competentes, a fim de avaliar o impacto das operações financeiras no contexto económico e fiscal do país. A transparência e a eficiência na gestão dessas operações serão fundamentais para garantir a estabilidade e o desenvolvimento financeiro sustentável de Moçambique.

Noticias Relacionadas

HCB mantém solidez financeira com 9,7 mil milhões de MT de lucro e e entrega 3,9 mil milhões ao Estado

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) divulgou, recentemente, as...

Fundo Soberano: Governo usou 33 milhões de USD do Imposto de Produção do Gás do Rovuma

Contrariamente ao que vêm declarando, nos seus balanços trimestrais...

Gestão de Activos: Mais de 160 viaturas vão a leilão em Junho

Oito meses depois de ter realizado o seu primeiro...

PMI: Economia dá sinais de recuperação com vendas e produção a sustentarem actividade empresarial em Abril

A economia moçambicana beneficiou de uma nova expansão no...