Quarta-feira, Outubro 23, 2024
spot_img

Diamantes: Moçambique já é membro no mercado mundial

Moçambique já é membro do pleno direito do Processo Kimberley, um mecanismo internacional de controlo do negócio de diamantes. O anúncio foi feito em Moscovo, Rússia, num encontro que juntou países integrantes do órgão.

Falando após o anúncio, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, afirmou que a admissão ao Processo Kimberley faz com que Moçambique possa tirar proveito da riqueza diamantífera que possui um pouco pelas três regiões do país, nomeadamente nas províncias de Gaza (sul), Manica e Sofala, Tete (centro) e Niassa (norte).

Segundo Max Tonela, os frutos da admissão devem começar a ser construídos agora, através de viabilização de uma série de projectos que estavam parados.

Refira-se que o Processo Kimberley foi criado em 2003 com o objectivo de evitar o financiamento de guerras civis com base nos diamantes. É nesse contexto que, desde então, o organismo tem emitido para os países-membros certificados sobre a origem destes recursos para a sua colocação no mercado internacional.

O relatório apresentado na tarde de quarta-feira pela Comissão de Avaliação mostrou que Moçambique reúne todas as condições para passar a membro de pleno direito do Processo Kimberley. Dados avançados há dias pelo secretário-executivo da Unidade de Gestão do Processo Kimberley, Castro Elias, indicam que, neste momento, existem 44 licenças de prospecção e pesquisa, havendo 78 pedidos que estão em curso, mas que não podiam ser desenvolvidos porque Moçambique não era membro deste mecanismo.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique consolida posição no comércio africano com 3.º Lugar no ATB

Moçambique subiu para a 3.ª posição no mais recente...

MACHEL FIDUS e Fundação Vodacom Moçambique firmam acordo para promoção de digitalização nas escolas

A MACHEL FIDUS, representada por Malenga Machel, e a...

DStv anuncia direitos de transmissão das competições interclubes da CAF

A DStv adquiriu os direitos de transmissão de quatro...

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...