Subscreva a nossa newsletter

Economia moçambicana cresceu 2,16% em 2021

A economia moçambicana cresceu 2,16% em 2021, de acordo com o boletim de Contas Nacionais publicado há dias pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Análise de Mercado

A economia moçambicana cresceu 2,16% em 2021, de acordo com o boletim de Contas Nacionais publicado há dias pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e que revela os dados do último trimestre do ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) “apresentou uma variação positiva de 3,32% no quarto trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano 2020, perfazendo um crescimento acumulado de 2,16%”, lê-se no documento.

Os números colocam o PIB em linha com a meta estabelecida pelo Orçamento de Estado (OE) para 2021 (2,1%) e reforçam o sinal de recuperação face à crise provocada pela pandemia de covid-19 – em 2020, a economia moçambicana tinha recuado 1,2%.

Para 2022, o governo apontou como meta uma subida do PIB de 2,9% prevista no Plano Económico e Social e OE aprovado pelo parlamento.

Ainda de acordo com o INE, no trimestre final de 2021, o maior impulso à atividade económica foi dado “pelo setor primário, que cresceu em 4,6%”, com destaque para a indústria mineira, seguida pelo ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura e exploração florestal.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Ambientalista defende mais financiamento às mulheres para um empreendedorismo sustentável

Regina Charumar é ambientalista e professora universitária residente na Cidade de Maputo. Reconhecida nacional e internacionalmente, Charumar destaca-se em...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -