Sexta-feira, Julho 26, 2024
spot_img

EDM adopta procedimento simplificado para ligação de energia

A empresa pública de electricidade de Moçambique, EDM, lançou um projecto de ligação em massa e de procedimentos simplificados para novos consumidores em todo o país.

Sob a nova abordagem, muito mais simplificada e automatizada, as equipas da EDM inspeccionarão os bairros para compilar dados sobre as necessidades de energia por família. Recorrendo a telemóveis, os clientes solicitarão novas ligações, enquanto que anteriormente os clientes tinham de visitar os escritórios da empresa para apresentar os seus pedidos e esperar que o pessoal da EDM chegasse às suas casas.

Falando após o lançamento do projecto, Francisco Inroga, o Administrador Executivo da EDM para Serviços Comerciais, de Distribuição e Informática, disse que a mudança irá reduzir o tempo que os clientes esperam para que as novas ligações sejam estabelecidas.

A empresa, acrescentou, quer acelerar os contratos de electricidade e aproximar ainda mais a EDM dos consumidores. A EDM também quer reduzir o grosso das queixas como resultado de contratos pendentes.

“Esta é uma iniciativa governamental, através da qual queremos assegurar a electrificação em massa. A EDM quer satisfazer as expectativas dos clientes através do estabelecimento de contratos directos no terreno, sem qualquer necessidade de eles irem à empresa”, declarou, acrescentando que a EDM quer ligar, até ao final de 2030, cerca de 320.000 consumidores por ano.

Issufo Somar, o Director Comercial da EDM, explicou que, segundo a abordagem anterior, os clientes esperariam cerca de sete a 15 dias para estabelecer um contrato de electricidade, mas após o novo procedimento, o processo será concluído dentro de poucos minutos.

“A grande vantagem é a redução da burocracia e é também confortável para os clientes que já não têm de se deslocar e receberão o contrato no dia seguinte. Além disso, os clientes podem comprar energia em menos de uma hora”, disse Somar.

Entrevistas Relacionadas

Concorrência desleal: CTA reage ao regulamento de obras públicas

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) expressou...

Novo projecto solar de 100 MW em Manica recebe financiamento de 2,5 milhões de dólares do BAD

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai financiar a...

Joaquim Henriques Ou-chim assume a liderança da EDM

O Governo de Moçambique anunciou, na Terça-feira, 23 de...

Augusta Maita é nova Directora-Executiva do Millennium Challenge Account-Moçambique

A nomeação de Augusta Maita foi formalizada durante a...