Cerca de 30 mil clientes chegaram a ficar sem electricidade como resultado das chuvas que afectaram as zonas Sul e Centro do país desde o início do mês de Fevereiro.

O distrito de Boane e a Cidade de Maputo foram os pontos mais afectados na região Sul de Moçambique. As autoridades revelam que cerca de 4200 famílias ainda estão sem electricidade, devido a cortes e avarias na rede.

Dados oficiais mostram também que, devido à passagem da tempestade tropical Freddy, cerca de 130 mil clientes das províncias de Maputo, Manica e Sofala ficaram, esta quarta-feira, sem corrente eléctrica.

De acordo com o comunicado da Electricidade de Moçambique (EDM), as subestações da Costa do Sol, Zimpeto e de Marracuene, na Cidade e Província de Maputo, ficaram fora de serviço, afectando os clientes dos bairros do Zimpeto, Magoanine A, B e C e todos os bairros do distrito de Marracuene. Entretanto, o fornecimento de energia eléctrica já foi restabelecido nestes bairros.

Porém, 30 mil clientes da Vila de Mafambisse e do distrito de Gorongosa, na província de Sofala, bem como os clientes da Vila de Inchope, na província de Manica, continuavam sem energia.

Relacionado  Ncondezi Energy Recebe Licença para Implementação do Projecto Solar em Tete

Neste momento, várias equipas técnicas da EDM encontram-se no terreno, com o objectivo de restabelecer o fornecimento normal de energia eléctrica às zonas afectadas o mais breve possível.

A EDM refere que as inundações causadas pelo ciclone tropical Freddy causaram maiores obstáculos e inacessibilidade em alguns locais, o que concorre para a demora na reposição da corrente eléctrica.

A empresa salienta que, por razões de segurança, em algumas zonas, o corte preventivo do fornecimento de energia deve-se ao alagamento de Postes de Transformação (PT) e outros equipamentos eléctricos que, estando ligados, podem perigar a vida humana.

Por esta razão, a EDM apela à observância das medidas de prevenção, sobretudo nas proximidades de equipamentos que transportam corrente eléctrica.

Em Moçambique, a ocorrência de inundações é recorrente nesta altura do ano, mas, ainda assim, a pluviosidade esteve acima do esperado durante o mês de Fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui