Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

EMOSE vai pagar mais de 76 milhões de meticais em dividendos de 2021

Numa nota ao mercado consultada pela Lusa, a EMOSE refere que, por deliberação tomada em assembleia-geral ordinária realizada em 13 de Outubro de 2022, irá proceder ao pagamento de 0,2591 meticais, bruto, por cada acção.

“Tendo em conta que no final do exercício de 2021 o capital social da EMOSE era constituído por 295 milhões de acções, trata-se no total de mais de 76,4 milhões de meticais a pagar em dividendos”, lê-se no documento.

De acordo com o relatório de contas da seguradora, a EMOSE apresentou um resultado líquido do exercício de 2021 negativo em 1,2 mil milhões de meticais.

O Estado moçambicano detém uma participação de 39 por cento directamente no capital social da EMOSE, equivalente a 115,5 milhões de acções, e, através do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), outra de 31 por cento, com 91,4 milhões de acções. Entre outros pequenos accionistas, contam-se ainda a Cooperativa dos Gestores Técnicos e Trabalhadores da seguradora, com uma quota de 20 por cento e 59 milhões de acções.

O mercado segurador de Moçambique conta com cerca de 20 empresas autorizadas e é liderado há mais de 40 anos pela EMOSE, criada dois anos após a independência nacional, através da nacionalização e fusão das seguradoras Lusitânia, Tranquilidade de Moçambique e a Nauticus.

Entrevistas Relacionadas

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Bushfire Festival 2024: Celebrando a música africana

O MTN Bushfire Festival de 2024, realizado no Reino...

Bravantic anuncia parceria estratégica com a CCIFM

A Bravantic, anuncia uma parceria estratégica com a Câmara...