Sábado, Fevereiro 24, 2024
spot_img

Emprego melhora em Novembro – diz índice PMI

Quando as empresas quebraram o jejum de contratações em Setembro, após 5 meses de estagnação, essa tendência não se manteve em Outubro. Naquele mês, o desemprego aumentou ligeiramente contrariando as expectativas de que o quadro de Setembro se manteria.

Entretanto, Novembro acendeu as esperanças novamente com o aumento de trabalhadores nas empresas a atingir o pico desde Fevereiro, conforme revela o mais recente Purchasing Managers’ Index (PMI).

Emboras muitas empresas tenham sofrido severamente nos últimos meses por causa da pandemia, algumas foram capazes de se adaptar, iniciar novos projectos e registar aumento nas vendas. De Outubro para Novembro, o principal indicador de gestores de compra subiu de 48,1 para 49,4 aproximando-se do limiar neutro, 50.

Valores superiores a 50 indicam melhoria nas condições das empresas, enquanto os inferiores significam deterioração, mas qualquer tendência de se aproximarem do limiar neutro já demonstra progresso.

A retoma às actividades económicas aumentou a confiança das empresas em Novembro, de modo que as previsões para os próximos meses tornaram-se optimistas.

Conforme adianta o PMI, “foi observado um aumento nas cargas de trabalho, nas aberturas de lojas e nas iniciativas de marketing entre as empresas que registavam um crescimento no emprego.”

Em parte, o aumento de emprego deveu-se a abertura de muitas das lojas que permaneceram fechadas ou a operar de forma parcial durante o período de Estado de Emergência.

Embora o desempenho dos fornecedores tenha melhorado em termos de tempo de entrega pelo terceiro mês consecutivo, a produção baixou ligeiramente como resultado da falta de dinheiro em circulação.

O PMI é um índice desenvolvido pela IHS Markit, uma empresa líder mundial em informações críticas, análises e soluções, para o Standard Bank Moçambique. O inquérito abrange 400 empresas do sector privado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Economia moçambicana cresceu 5% em 2023, impulsionada por indústria, turismo e agricultura

O Governo de Moçambique anunciou que o crescimento económico...

Autoridade Tributária: receitas cresceram 113,43% em 9 anos.

A Presidente da Autoridade Tributária (AT), Amélia Muendane, liderou...

Crédito à economia em Moçambique mantém tendência decrescente

O crédito concedido pelas instituições financeiras à economia moçambicana...

Taxa de juro de referência para crédito mantém-se em 23,50% em Fevereiro

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou que a...