Home Notícias Energia Energias renováveis com 70 por cento de peso na matriz energética nacional

Energias renováveis com 70 por cento de peso na matriz energética nacional

A Electricidade de Moçambique (EDM) confirma que as energias renováveis têm um desempenho de 70 por cento de peso sob a matriz energética nacional, assumindo-se como aposta para garantir o acesso à energia para toda a população até 2030. Quem o diz é Mónica Olga Utchavo, directora do Departamento das Energias Renováveis na empresa.

Recentemente, cerca de 55 MW foram adicionados a rede através das centrais de Cuamba, com 15 MW, e de Mocuba com 40 MW, confirmando a importância das fontes sustentáveis de geração de energia, alicerçadas pelas condições político-

Para a EDM, joga papel determinante para o desempenho das energias renováveis, no país, as centrais hídricas como a Hidroeléctrica da Cahora Bassa que contribui com mais de 2000 MW, centrais de Mavuzi e Chicamba e as mini-hídricas em Cuamba, Lichinga, na província de Niassa, zona norte e Corumane na província de Maputo, para alem outras tecnologias solar e eólicos, bem como a contribuição do gás natural.

“Há ainda um trabalho a nível interno para aferir a penetração das energias renováveis, mas garantimos que neste momento as energias renováveis têm 70 por cento de peso na matriz energética nacional”, afirmou Uchavo.

Mais capacidade energética para 2024

Partilhou que mais 120 MW poderão entrar em construção no início do próximo ano, para além da central de Metoro em Cabo Delgado, que devido a constrangimentos de vária ordem ainda não adicionou a sua produção a rede eléctrica nacional, no quadro de um plano em que a Electricidade de Moçambique, no geral, espera produzir 600 MW até 2030.

De acordo com a fonte, há trabalhos em curso para a criação de corredores verdes, não só para permitir os 600 MW, mas também a nível de transmissão para garantir a evacuação dessa produção para os mercados de consumo, materializando o desiderato de tornar o país num ʺhubʺ regional, através de interligação.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version