- Anúncio-spot_img

Estagnada a Valorização do Metical

Análise de Mercado

A valorização do Metical face ao Dólar norte-americano (USD) verifica uma estagnação durante os últimos dias, depois de 45 dias de constante valorização, motivada principalmente pela crise pandémica mundial.

A estagnação acontece numa altura em que o dólar é transaccionado a 55 Meticais, depois de ter chegado aos 75 Meticais.

A paralisação da apreciação do Metical não só se verifica em relação ao Dólar, mas também em outras moedas estrangeiras, tal é o caso do Euro e Rand. O câmbio deste domingo, 25 de Abril que o Euro estagnado a 66 meticais até quinta-feira passada, custa 67 Meticais, depois de se ter situado em 91 Meticais, até finais de Fevereiro último.

O Rand também estagnou nos últimos dias, tendo-se fixado nos 3.8 Meticais, embora tenha chegado a custar 5 Meticais na transição do ano.

A apreciação exponencial do Metical suscitou várias interrogações, até à última semana, essencial, porque tal acontece numa altura em que a actividade económica nacional está em recessão devido à pandemia, insegurança e efeitos das tempestades.

Nos debates, alguns eram contra o facto, alegadamente, porque está a afectar o seu negócio, no caso os exportadores. Outros há que se mostravam a favor, como os importadores que quanto menor é o valor do Dólar, maior é a margem dos seus lucros.

Coincidência ou não, o facto é que a apreciação do Metical face a outras moedas estagnou após debate sobre o fenómeno.

A paralisação acontece também depois de o jornal CanalMoz avançar que, perante a depreciação drástica das moedas estrangeiras, “os bancos comerciais têm estado a concentrar-se clandestinamente para controlarem administrativamente o Dólar, fixando um preço combinado entre 56 ou 55 Meticais para evitar perdas que estão a ter nas suas salas de mercado cambial”.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -