Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Estudo revela recuperação da África Subsaariana a várias velocidades

Segundo um estudo da Fitch Solution os países da África Subsaariana irão recuperar em ritmos diferentes.

De acordo com a consultora as economias da África Subsaariana contraíram-se 2.6% no ano passado, perto do limite inferior da previsão feita em Abril de 2020, principalmente devido a pandemia do Covid-19. 

Segundo a Fitch Solutions, após esse período negativo que ditou uma contração no ano transato, o Produto Interno Bruto da África Subsaariana aumentará 3.0% em 2021, bem abaixo dos valores de 2010-2019 da região, numa média de 4.0%.

Acredita-se que as perspectivas para a recuperação estão a fortalecer-se devido às medidas de contenção das novas vagas da pandemia e aumento da velocidade de distribuição das vacinas.

Entretanto, a consultora defende que apesar de haver factores que contribuem positivamente para a melhoria do estado da economia desta região, há outros que ainda podem ser um empecilho para o alcance deste feito.

“Restrições estruturais (por exemplo, o aumento da inflação na Nigéria, e o ambiente operacional pouco atractivo de Angola) irão turvar ainda mais perspectivas regionais a curto prazo. As ondas frescas de casos de Covid-19, e a lenta implementação de vacinas, são também factores de risco”, lê-se no relatório.

Moçambique será um dos países com menor número de anos necessários para regressar ao PIB real de 2019. Contudo calcula-se que apesar de hoje o metical ter se valorizado  ligeiramente face ao dólar, termine o ano de 2021, com o Metical a custar 78 Dólares (MZN/USD 78).

Prevê-se que a recuperação da África Subsaariana seja variável entre países. Países não intensivos em termos de recursos e economias dependentes das actividades mineiras, deverão apresentar um crescimento robusto em 2021, impulsionado por uma recuperação do consumo privado e do investimento à medida que a confiança se reforça e as exportações aumentam. 

Em Moçambique, esse crescimento pode não ser tão linear devido às incertezas presentes na economia.

Para mais informações sobre o estudo, acesse o link abaixo:

ESTUDO FITCH SOLUTIONS

 

Sobre a Fitch Solutions

A Fitch Solutions Ltd, fundada em 2012 é o único distribuidor da Fitch Ratings altamente conceituada na investigação de crédito, e de dados de ratings multi-premiados, incluindo os dados de pontuação de relevância da Fitch Ratings ESG. 

A empresa alimenta o risco de crédito e as decisões estratégicas mais bem informadas com dados fiáveis, investigação perspicaz e análises poderosas em mercados globais e ambientes macroeconómicos.

Entrevistas Relacionadas

Saiba como o CHatGPT pode influenciar nas carreiras do futuro

Nos últimos anos, avanços em inteligência artificial (IA) têm...

Conheça os sectores que influenciaram nos níveis da inflação no mês de Maio

Moçambique testemunhou uma redução na taxa de inflação, que...

Introdução de novos procedimentos dificulta importação de viaturas no País

A vice-presidente da Associação dos Importadores e Distribuição Automóvel...

Saiba como usufruir dos benefícios da inovação tecnológica no mercado empresarial 

No ambiente cada vez mais abrangente, a inovação tecnológica...