southern africa

Segundo um estudo da Fitch Solution os países da África Subsaariana irão recuperar em ritmos diferentes.

De acordo com a consultora as economias da África Subsaariana contraíram-se 2.6% no ano passado, perto do limite inferior da previsão feita em Abril de 2020, principalmente devido a pandemia do Covid-19. 

Segundo a Fitch Solutions, após esse período negativo que ditou uma contração no ano transato, o Produto Interno Bruto da África Subsaariana aumentará 3.0% em 2021, bem abaixo dos valores de 2010-2019 da região, numa média de 4.0%.

Acredita-se que as perspectivas para a recuperação estão a fortalecer-se devido às medidas de contenção das novas vagas da pandemia e aumento da velocidade de distribuição das vacinas.

Entretanto, a consultora defende que apesar de haver factores que contribuem positivamente para a melhoria do estado da economia desta região, há outros que ainda podem ser um empecilho para o alcance deste feito.

“Restrições estruturais (por exemplo, o aumento da inflação na Nigéria, e o ambiente operacional pouco atractivo de Angola) irão turvar ainda mais perspectivas regionais a curto prazo. As ondas frescas de casos de Covid-19, e a lenta implementação de vacinas, são também factores de risco”, lê-se no relatório.

Relacionado  PIB per capita caiu 10.5% em 2020, segundo dados do INE

Moçambique será um dos países com menor número de anos necessários para regressar ao PIB real de 2019. Contudo calcula-se que apesar de hoje o metical ter se valorizado  ligeiramente face ao dólar, termine o ano de 2021, com o Metical a custar 78 Dólares (MZN/USD 78).

Prevê-se que a recuperação da África Subsaariana seja variável entre países. Países não intensivos em termos de recursos e economias dependentes das actividades mineiras, deverão apresentar um crescimento robusto em 2021, impulsionado por uma recuperação do consumo privado e do investimento à medida que a confiança se reforça e as exportações aumentam. 

Em Moçambique, esse crescimento pode não ser tão linear devido às incertezas presentes na economia.

Para mais informações sobre o estudo, acesse o link abaixo:

ESTUDO FITCH SOLUTIONS

 

Sobre a Fitch Solutions

A Fitch Solutions Ltd, fundada em 2012 é o único distribuidor da Fitch Ratings altamente conceituada na investigação de crédito, e de dados de ratings multi-premiados, incluindo os dados de pontuação de relevância da Fitch Ratings ESG. 

Relacionado  Sector privado registou aceleração de crescimento em Junho

A empresa alimenta o risco de crédito e as decisões estratégicas mais bem informadas com dados fiáveis, investigação perspicaz e análises poderosas em mercados globais e ambientes macroeconómicos.

FONTEFitch Solutions

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui