Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

GNL impulsionará triplicação do Investimento Direto Estrangeiro em 2024

O governo moçambicano antecipa um aumento de mais de três vezes no Investimento Directo Estrangeiro (IDE) no próximo ano, impulsionado pelo negócio de exploração de gás natural, de acordo com a proposta de orçamento do estado para 2024.

Nos documentos de apoio à proposta do Plano Econômico e Social do Orçamento do Estado (PESOE) para 2024.

O governo projeta um crescimento do IDE de 1.425 bilhão de doláres estimado para este ano e 4.778 bilhões de doláres no próximo ano.

Apesar do aumento de 235%, o IDE atraído para Moçambique não se espera que se recupere totalmente no próximo ano das quedas em 2022.

E em 2023, devido ao desinvestimento na indústria do carvão, resultando em quedas de mais de 5.101 bilhões de doláres em investimento estrangeiro atraído em 2021.

Relatório PESOE prevê um aumento significativo

O relatório PESOE para 2024 também prevê um aumento significativo nas importações de serviços especializados devido aos principais projectos em curso no país e à retomada das operações pela TotalEnergies, o projecto da multinacional francesa em Cabo Delgado, avaliado em mais de 20 bilhões de dólares e suspenso desde o início dos ataques terroristas.

Além disso, a expansão das plantas de produção em outros projetos, como a Montepuez Ruby Mining, a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) e a Coral North FLNG, poderia exigir um considerável aumento nas importações de bens e serviços, potencialmente superando o aumento esperado nas exportações com o início da exploração de gás natural.

Gás impulsiona economia em 2024

O PESOE prevê que Moçambique encerre 2024 com reservas internacionais líquidas (RIL) de 2.235 bilhões doláres, o suficiente para garantir três meses de importações de bens e serviços, em comparação com a projeção de 2.433 bilhões de doláres para o final deste ano, o que cobriria 3,7 meses.

O governo moçambicano antecipa que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 5,5% no próximo ano – abaixo da previsão de 7% em 2023 – totalizando 1,536 trilhão de meticais, com uma taxa de inflação de 7% e exportações no valor de 9.703 bilhões de doláres.

 

 

 

 

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...