Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Exportações do Zimbabwe para Moçambique aumentaram 80% no 1º trimestre

A agenda da diplomacia económica do Zimbabwe, desenhada para desbloquear o valor das boas relações políticas do país com o resto do mundo, continua a dar frutos positivos, com as exportações para Moçambique a crescerem significativamente.

Ao órgão nacional de promoção comercial e desenvolvimento do Zimbabwe, ZimTrade, coube facilitar o envolvimento de empresas zimbabweanas com potenciais parceiros em Moçambique durante a Missão de Vendas Externas na província de Tete.

No ano passado, a ZimTrade teve uma Missão de Vendas Externas de muito sucesso na cidade de Chimoio, província de Manica, onde foram realizados negócios no valor de mais de um milhão de dólares americanos.

Em Maio deste ano, o Zimbabwe deu passos significativos no sentido de aumentar o comércio com Moçambique, na sequência da bem sucedida visita do Presidente Filipe Nyusi àquele país. Durante a visita, vários Memorandos de Entendimento (MoUs) foram assinados para fortalecer os laços comerciais e de investimento entre os dois países.

O director de operações da ZimTrade, Similo Nkala, disse que o objectivo na província de Tete é desbloquear oportunidades em áreas próximas do Zimbabwe, o que facilitará às empresas locais a entrada de produtos no mercado.

“A província de Tete, sendo uma cidade mineira muito próxima do Zimbabwe, oferece oportunidades lucrativas para as empresas locais expandirem o comércio de produtos mineiros e outros setores”, disse Similo Nkala.

O aumento do comércio entre o Zimbabwe e Moçambique em 80,7 por cento entre Janeiro e Abril de 2023 significa que houve incremento de 58 milhões de dólares para 106 milhões, se comparado com o igual período do ano passado.

Entrevistas Relacionadas

Cenário Fiscal de Médio Prazo (2025-2027): Despesas públicas mantém pressão sobre as finanças públicas

O Produto das medidas em curso de consolidação orçamental...

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Moçambique responde ao GAFI com avaliação de ONGs: uma medida contra o financiamento ao terrorismo

O lançamento do relatório de avaliação de risco das...