Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

First Capital Bank recebe garantia do IFC para impulsionar operações de Comércio Internacional

International Finance Corporation (IFC), braço do sector privado do grupo Banco Mundial, concedeu garantias ao First Capital Bank Moçambique com o objectivo de apoiar operações de trade a partir de e para Moçambique, assim como para fortalecer o sector financeiro do País, no âmbito do “Programa Global de Trade Finance”.

De acordo com uma nota, estas garantias proporcionarão cobertura de risco de pagamento para transacções de trade disponibilizadas pelo First Capital Bank Moçambique aos seus clientes e empresas, incluindo Pequenas e Médias Empresas a operar nos sectores do comércio e agricultura.

“Esta acção permitirá impulsionar as exportações e importações de Moçambique, apoiando a actividade económica e o fornecimento de bens e serviços. As garantias serão específicas para cada transacção e poderão assumir a forma de uma variedade de instrumentos, incluindo cartas de crédito, promissórias relacionadas com operações de trade, letras de câmbio, garantias de concurso e de execução e garantias de adiantamento”, explicou o comunicado.

A nota refere ainda que, ao aderir ao “Programa Global de Trade Finance do IFC”, a instituição bancária nacional poderá interagir com mais de 300 correspondentes bancários internacionais, alavancando as suas transacções de trade.

“Em nome do First Capital Bank Moçambique, gostaria de agradecer ao IFC pela confiança depositada. O Trade Finance é uma das nossas linhas de negócio mais relevantes e a nova facilidade disponibilizada pelo IFC será fundamental para reforçar o nosso crescimento neste segmento, pelo que esperamos uma parceria produtiva”, disse João Rodrigues, CEO do First Capital Bank Moçambique.

Por sua vez, Mehita Fanny, Country Manager do IFC para Moçambique, esclareceu que “o Trade Finance é um instrumento essencial para apoiar o fluxo comercial e a actividade económica”, acrescentando que “a parceria entre as duas entidades vai facilitar a importação e exportação de bens essenciais para as empresas a operar no País, impulsionando o crescimento dos negócios e a criação de emprego”.

“Este projecto está alinhado com a estratégia do Banco Mundial de aumentar o acesso ao financiamento no sector privado do País como uma forma importante de fomentar o seu crescimento económico”, destacou.

Até à data, o IFC emitiu garantias para mais de 100 mil milhões de dólares em transacções de trade a nível mundial ao abrigo do “Programa Global de Trade Finance”, com uma parte significativa dedicada a África. Só no ano fiscal de 2023, o IFC concedeu 9,1 mil milhões de dólares em garantias a nível mundial, com 3,5 mil milhões de dólares atribuídos ao continente africano.

Entrevistas Relacionadas

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do...

Prémio de melhor CEO do sector bancário atribuído ao PCE do BCI

Francisco Costa, Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI,...