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FLNG: Projeto Coral Norte da Eni pode ter decisão final de investimento em 2024

FLNG: Projeto Coral Norte da Eni pode ter decisão final de investimento em 2024

O segundo projecto de produção flutuante de GNL (Gás Natural Liquefeito) da Eni em Moçambique, o Coral Norte, tem “potencial” para uma decisão final de investimento em 2024, de acordo com o chefe da Technip Energies, Arnaud Pieton.

Em Novembro de 2022, a unidade Coral Sul (Coral South) FLNG de 3,4 mtpa em Moçambique enviou sua primeira carga de GNL, colocando o país entre os produtores de GNL.

O consórcio TJS, composto pela Technip Energies, JGC e Samsung Heavy, construiu a unidade para a Eni, sendo a primeira instalação flutuante de GNL a ser implantada nas águas profundas do continente africano.

A italiana Eni descobriu o campo de Coral em Maio de 2012 e opera a Área 4 juntamente com seus parceiros ExxonMobil, CNPC, GALP, Kogas e ENH.

Os parceiros estão agora trabalhando no segundo projecto FLNG ao largo de Moçambique, o Coral Norte.

Pieton disse aos analistas durante a teleconferência de resultados da Technip Energies 2023, que o Coral Norte seria uma réplica do Coral Sul, que tem sido um “grande sucesso para nós e para a Eni. Acompanhamos de perto e estamos em estreito contacto com a Eni”.

Pieton afirmou ainda que, se a Eni decidir aceitar a FID em 2024, o provável é que seja no final do ano. “O trabalho para nós está progredindo no sentido de um trabalho de engenharia inicial e da preparação das bases para podermos começar a trabalhar na altura da FID”, afirmou.

Em 2023, a Technip Energies assegurou 10,8 bilhões de dólares (689,2 bilhões de meticais) em encomendas. Em Maio do ano passado, a Technip Energies e a Consolidated Contractors Company ganharam o contrato NFS LNG da QatarEnergy no valor de cerca de dez bilhões de dólares para construir dois “mega” comboios de GNL com capacidade de 8 mtpa cada.

A Technip e a Chiyoda ganharam anteriormente o contrato EPC para o projeto North Field East da QatarEnergy, que inclui a construção de quatro comboios com capacidade de 8 mtpa no complexo de Ras Laffan.

 

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